quarta-feira, 17 de abril de 2024

MOB fortalece sistema de transporte semiurbano com a instalação do novo Centro de Controle Operacional do Semiurbano

Garantindo ainda mais avanços no sistema de transporte no Maranhão, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) assinaram, na tarde de quarta-feira (20), o termo de cooperação técnica para a instalação do Centro de Controle Operacional Semiurbano (CCO), sistema que monitora a frota semiurbana do estado.

A implementação da estrutura, alocada na Diretoria de Operações Rodoviárias e Ferroviárias da MOB (Dorf), foi uma iniciativa da atual gestão, liderada pelo presidente da MOB, Adriano Sarney, em colaboração com o SET. Essa ação visa continuar o desenvolvimento do sistema semiurbano e garantir ainda mais praticidade, eficiência e aprimoramento dos serviços já realizados.

O CCO disponibiliza à equipe da MOB o acesso imediato a informações detalhadas, permitindo o monitoramento em tempo real do cumprimento das ordens de serviço, rotas e itinerários das linhas semiurbanas por meio de GPS. O sistema apresenta uma visão completa da malha rodoviária, possibilitando a verificação da operação diária dos veículos, além de permitir a consulta de informações de dias anteriores, caso seja necessário. Além disso, permite que algumas partes das operações de fiscalização sejam realizadas diretamente por ele, otimizando o trabalho das equipes. 

Para o presidente Adriano Sarney, a instalação do Centro de Controle Operacional representa um passo histórico e de grande importância para o avanço do sistema de transporte semiurbano no Maranhão.

“É com imensa satisfação que anunciamos a instalação do CCO na MOB, uma conquista que representa um avanço histórico. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado e da gestão em aprimorar o transporte da região, por isso estamos confiantes de que essa nova estrutura trará benefícios tanto para os usuários quanto para os operadores do sistema, tornando o transporte mais eficiente e seguro”, afirmou. 

A presidente do SET, Jorgelle Matos, destacou a importância da instalação do CCO e a parceria com a MOB nesse grande projeto.

“O CCO vai possibilitar um grande avanço tecnológico, garantindo melhorias que serão revertidas para todo o estado. A MOB está de parabéns por ter nos trazido até aqui, e o SET agradece imensamente a oportunidade. Esse esforço será favorável para toda a comunidade que utiliza o transporte semiurbano no Maranhão”, pontuou. 

A instalação do Centro de Controle Operacional do Sistema de Transporte Semiurbano é a concretização de mais um importante projeto da atual gestão da MOB, que é pautada na melhoria do sistema de transporte por meio de importantes avanços, que vêm acontecendo no último ano.

– Publicidade –

Outros destaques