terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Moradores da área Itaqui-Bacanga recebem capacitação profissional

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está dando continuidade à agenda de capacitação para moradores do Itaqui-Bacanga. Nesta semana, mais 40 pessoas receberam certificados de conclusão dos cursos de formação, disponibilizados através do Projeto Técnico de Trabalho Social (PTTS) do Programa de Serviços Urbanos de Água e Esgoto, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o governo federal.

Segundo a coordenadora do PTTS pela Semosp, Elga Mota, as formações estão alinhadas com a orientação do prefeito Edivaldo para a geração de emprego e renda. Mais 260 serão capacitadas até o final deste ano. “Os cursos oportunizam aos participantes o crescimento e a capacitação necessários para que os moradores possam entrar no mercado de trabalho e ter a possibilidade de melhorar sua renda”, afirmou a coordenadora do PTTS.

Jhonatan Ribeiro, 23 anos, é morador do Anjo da Guarda e participou do curso de maçariqueiro. Ele já pensa em expandir o currículo e participar das próximas capacitações que serão oferecidas. “Achei muito bom participar do curso porque a gente tem oportunidade de ser capacitado para entrar no mercado de trabalho. A metodologia utilizada pelo professor fez com que aprendêssemos tudo o que era necessário”, declarou.

Para Maria do Bom Parto, 47 anos, a formação representou a concretização do desejo de saber mais sobre a área. “Decidi fazer o cursoporque vi uma reportagem na TV e observei que muitas mulheres estão secapacitando nessa área. Quando soube do curso, não pensei duas vezes. Estou realizada e pretendo continuar participando das formações”, afirmou a moradora da Vila Nova.

As capacitações estão sendo realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e têm como foco jovens e adultos residentes na área Itaqui-Bacanga. Os interessados em participar das próximas formações devem fazer a inscrição até esta sexta-feira (18), no Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Maranhão, na Vila Embratel (Av.Principal s/n – Vila Embratel – próximo ao Posto de Saúde da Vila Embratel e à Praça do Viva).

 

SOBRE O PROGRAMA

As capacitações fazem parte do Programa de ServiçosUrbanos de Água e Esgoto, desenvolvido em parceria com o governo federal, quebeneficia mais de 192 mil pessoas de bairros como Vila Nova, Vila Embratel, SáViana, Mauro Fecury, Anjo da Guarda e São Raimundo Bacanga. O projeto prevêsubstituir e ampliar a canalização de água existente e a instalação dehidrômetros nos bairros. Paralelamente aos serviços de engenharia, é realizadoo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), com ações de mobilização social,educação sanitária e ambiental e capacitação profissional para as famíliasresidentes na área

– Publicidade –

Outros destaques