O projeto Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero foi lançado nesta quinta-feira (20), no Município de Grajaú. A iniciativa é da 2ª Promotoria de Justiça de Grajaú, que tem como titular o promotor de justiça Raphaell Bruno Aragão de Oliveira.
Implantação da Patrulha Maria da Penha
Um dos pontos abordados foi a instalação da Patrulha Maria da Penha. O acordo assinado pelo CAO Mulher com a Polícia Militar prevê a instalação e funcionamento da Patrulha na Comarca para dezembro deste ano. O projeto já conta com os equipamentos necessários, tais como celulares, impressora e insumos de escritório.
A Patrulha já tem disponível um carro adaptado, objeto de apreensão realizada pela Polícia Civil e com uso autorizado pela Justiça. A Polícia Militar providenciará o efetivo policial.
Também discutiu-se a instalação da Delegacia da Mulher no Município e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Projetos que o MPMA já realiza em outros municípios também foram pauta, especialmente o Grupo Reflexivo, cujo foco é o diálogo e a mudança de comportamento de homens envolvidos em violência doméstica.
Palestra
A coordenadora do Centro Operacional de Apoio à Mulher, promotora de justiça Sandra Garcia, proferiu palestra sobre violência doméstica onde explicou que “O projeto visa discutir com as entidades o fortalecimento da Rede de Proteção à Mulher, articulação e fomento da implantação de novas políticas públicas para enfrentamento à violência de gênero, com observação da realidade local”.