sábado, 7 de setembro de 2024

Museus funcionam em horário alternativo no Carnaval

Nesta temporada carnavalesca, os museus vinculados ao Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura, terão seus horário de funcionamento alterados. Como a maioria dos equipamentos está localizada nos locais de folia, a visitação será aberta em apenas dois dias e horários diferenciados.

Estarão abertos no domingo e terça-feira de carnaval, das 9h às 12h, os museus Casa do Tambor de Crioula, Museu do Reggae, Centro de Pesquisa e Historia Natural e Arquelogia, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Arte Sacra, Palácio dos Leões, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa do Maranhão, Forte Santo Antônio e Museu Histórico de Alcântara.

Nesses dias, o visitante poderá aproveitar o feriado com uma opção de lazer que alia conhecimento e diversão. Nos museus mais novos, como o Forte Santo Antônio, Casa do Tambor de Crioula e Museu do Reggae, há exposições permanentes com rico acervo e diversas curiosidades.

No Museu do Reggae, o visitante pode ver como funciona um típico clube de reggae, pode ouvir playlists do reggae nacional e internacional, conhecer a história do gênero musical no Maranhão, dentre outras atrações. Na Casa do Tambor, os elementos característicos da tradição, como imagens de São Benedito, tambores, garrafas de cachaça e trajes típicos formam um ambiente de muita beleza. Já no Forte Santo Antônio, localizado num dos pontos turísticos da cidade, funciona o Museu de Embarcações e o Museu da Imagem e Som.

Outro ótimo lugar para conhecer é o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão. Dividido em dois andares, o Museu conta com a parte de Paleontologia, onde se encontram réplicas de dinossauros, fósseis e espécies da pré-história do Maranhão. O segundo andar conta com peças de cerâmicas, artefatos pré-coloniais e objetos de usos dos povos indígenas. Outra atração do local é o espaço interativo que utiliza diversos recursos tecnológicos para contar a história das etnias que originaram o povo maranhense.

E para levar a família e conhecer um pouco mais da história e cultura do Maranhão, têm os museus Histórico e Artístico, Arte Sacra e o acervo do Palácio dos Leões. São casas que oferecem exposições e mostras permanentes, apresentando ao visitante diversas coleções de mobiliário, pintura, escultura, documentos, fotografias e gravuras.

O Centro de Cultura Popular e a Casa do Maranhão também são boas opções para quem quer conhecer um pouco mais da rica tradição cultural maranhense. Eles mantém um acervo com elementos que mostram as mais variadas expressões da cultura popular, nas suas formas peculiares de criar, de comer, de festejar e sonhar.

O Museu Histórico de Alcântara, localizado na cidade histórica de Alcântara, tem um acervo diversificado com mobiliário, louças, arte sacra e popular. O Museu retrata a opulência do apogeu econômico, social, politico e cultural da cidade.

Centro de Pesquisa e História Natural e Arquelogia
Rua do Giz, 59, Praia Grande, São Luís.

Casa do Tambor de Crioula
Rua da Estrela, Praia Grande, São Luís.

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
Rua do Giz, 205/221 – Praia Grande, São Luís.

Casa do Maranhão
Rua do Trapiche, s/n Praia Grande – São Luís.

Forte Santo Antônio
Espigão Costeiro da Ponta d’Areia – São Luís.

Museu do Reggae
Rua da Estrela, Praia Grande – São Luís.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Rua do Sol, 302, Centro, São Luís.

Museu de Arte Sacra
Av. Pedro II, s/n, Centro, São Luís.

Museu Histórico de Alcântara
Praça da Matriz, Centro, Alcântara.

Palácio dos Leões
Av. D. Pedro II, Centro, São Luís.

– Publicidade –

Outros destaques