terça-feira, 21 de maio de 2024

Mutirão realiza 500 atendimentos em SL

A Prefeitura de São Luís promoveu na manhã desse sábado (11), na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, o mutirão da Catarata, com exames e encaminhamentos para cirurgias oftalmológicas. A ação foi executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Clínica dos Olhos.

 

Parte da programação organizada pela Prefeitura em alusão ao Outubro Rosa, o mutirão contabilizou 500 atendimentos de pacientes de mais de 50 bairros da área Itaqui-Bacanga e da zona rural de São Luís. Antes da consulta médica, os pacientes passaram por avaliação de um optometrista, profissional responsável pelo diagnóstico inicial. Em seguida, durante o atendimento, receberam informações sobre a necessidade ou não de procedimento cirúrgico.

 

“Dependendo do resultado, o paciente já sai daqui com o encaminhamento para a cirurgia, sem precisar passar pela Central de Marcação de Cirurgias, em uma parceria importante entre o Município e a Clínica de Olhos, no São Francisco”, disse a coordenadora do Setor Ambulatorial da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Márcia Barros.

 

Os pacientes aprovaram a iniciativa do mutirão da Catarata. “Há mais de 20 anos uso óculos e reparei que, com o passar dos dias, enxergo menos. Por isso, decidi me consultar hoje. Tudo foi rápido e saio daqui satisfeito”, relatou o aposentado José de Ribamar Costa, de 79 anos, morador da Vila República.

 

Além da checagem da visão, a força-tarefa também desenvolveu ações de aferição da pressão arterial e das taxas de glicemia. “Estamos oferecendo vários serviços para promover um importante benefício à comunidade”, acrescentou Márcia Barros.

– Publicidade –

Outros destaques