Portal Tv Guará com informações da UFMA
Na última sexta-feira (13), o auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, ficou tomado de pessoas que queriam prestigiar o momento singular da história da Universidade Federal do Maranhão (URMA), que, pela primeira vez na história, tem uma reitora. Na ceromônia, o ex-reitor, professor Natalino Salgado passou o cargo para Nair Portela Silva Coutinho.
Em seu discurso, Nair Portela ressaltou, primeiramente, a trajetória do ensino superior no Maranhão, com o pioneirismo da Arquidiocese de São Luís, a Fundação Sociedade Maranhense de Cultura Supeiror (Somacs) e eventos que contribuíram para a criação da Universidade Federal do Maranhão, a 21 de outubro de 1966. Também mencionou o nome de todos os reitores que passaram pela Instituição como contribuidores para a formação da universidade que está prestes a completar quase cinquenta anos. “É quase meio século de contribuição efetiva para a formação e realização profissional e pessoal de milhares de estudantes que passaram por seus bancos, e têm contribuído expressivamente para o desenvolvimento do Estado”, frisou.
Sobre a reitora
Nair Portela Silva Coutinho possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (1973), mestrado em Pedagogia Profissional pela Universidade Estadual do Ceará/ISPTEH/Cuba (2000), doutorado pela Universidade de Brasília UnB (2011). Antes de se tronar reitora, atuava na UFMA como Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão e Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA. Tem experiência na área de Enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, pedagogia e didática.