Neymar irá se apresentar à Justiça espanhola nesta terça-feira (2) para prestar esclarecimentos. O jogador é acusado de corrupção entre particulares e fraude na negociação que selou sua transferência para o Barcelona.
Além do atacante, Sandro Rossel, ex-presidente do clube catalão, e Josep Maria Bartomeu, o atual, também foram convocados pelo juiz da Audiência Nacional, José da Mata, e irão depor pelos mesmos crimes.
Assim como eles, o pai e a mãe de Neymar, um representante da empresa N&N, da família do jogador, e os ex-presidentes do Santos Odilio Rodrigues e Luis Álvaro de Oliveira também se apresentarão nesta terça.
A investigação acontece no processo movido pela DIS, empresa que detinha parte dos direitos econômicos sobre Neymar quando ele ainda era jogador do Santos. Além disso, a Receita espanhola calcula que o brasileiro tenha deixado de pagar mais de nove milhões de euros em impostos.
Segundo os jornais espanhóis Sport e Mundo Deportivo, José Maria Bartolomeu e Sandro Rossel teriam se apresentado à Audiência Nacional espanhola já na segunda-feira (1º), mas ficado em silêncio por “já terem explicado tudo” durante o decorrer do processo em que foram acusados de crime fiscal.