domingo, 2 de outubro de 2022

Nova fase: A Campanha “destralhe”, contra o desperdício deveria ser estendida a todos os órgão públicos

A Campanha Destralhe faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza (17 de setembro)

Diversas ações simples fazem parte da nova edição da Campanha “Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício”: Tem material de expediente ou permanente sem uso? Devolva! O computador está cheio de arquivos sem importância? Delete! Tem computador sem uso? Doe! Tem bens e materiais inservíveis? Descarte! São muitos os D’s que denotam uma só convocação: “Destralhe!”. 

A campanha, realizada pelo Poder Judiciário do Maranhão, inicia nesta segunda-feira (12/9) e segue até o dia 17 de setembro de 2022. Durante a campanha, desenvolvida pelo Núcleo Socioambiental, magistrados, servidores e colaboradores deverão iniciar uma força-tarefa para destinar de forma ambientalmente correta materiais de expediente ou uso permanente que não estão sendo utilizados e/ou são inservíveis.

Realizada desde 2018, com o objetivo de fomentar a reflexão sobre uso de bens e materiais e possibilitar a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, a campanha novamente será vinculada ao Dia Mundial da Limpeza que ocorrerá em 17 de setembro.

Para o ano de 2022, o PJMA convida a todas e todos para essa mobilização internacional por um mundo mais limpo e, para tal, estabelece ações para serem realizadas durante a semana. A campanha reafirma o compromisso do Poder Judiciário Maranhense com o gasto público racional, a qualidade de vida no trabalho e o meio ambiente.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS AÇÕES

Entre as ações da Campanha Destralhe estão: devolução, doação ou descarte ambientalmente correto de materiais de expediente, bens permanentes ou de informática; destinação de processos físicos, cuja temporalidade já tenha sido cumprida, bem como o processo administrativo de descarte finalizado, à cooperativa de reciclagem da capital.

Além disso, a doação de bens apreendidos em processos criminais; a organização do ambiente de trabalho; limpeza digital, com exclusão de arquivos desnecessários, e realização de mutirão de limpeza das dependências dos Fóruns. As doações são destinadas a instituições públicas, sociais, de ensino, de saúde, que cumprem critérios estabelecidos pelo Tribunal de Justiça.

O Núcleo Socioambiental também incentiva e apoia iniciativas das unidades administrativas e judiciais, para que promovam palestras e rodas de conversas com temas atinentes à sustentabilidade como proteção ao meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, qualidade de vida (saúde mental, exercícios físicos, relacionamento no ambiente de trabalho).

Durante a campanha, o Núcleo Socioambiental estará disponível para receber informações acerca das iniciativas promovidas e resultados para fins de divulgação para o e-mail socioambiental@tjma.jus.br. 

Quer saber tudo sobre como destralhar? Acesse os manuais com as orientações (abaixo):

Manual sobre Destralhe

Manual – Programa de Gestão Documental

– Publicidade –

Outros destaques