domingo, 16 de junho de 2024

Nova unidade de saúde na Vila Nova República está em funcionamento

Foi inaugurada nesta quarta-feira (01) as novas instalações da Unidade de Saúde da Família José de Ribamar Frazão Correa, localizada na Vila Nova República, zona rural de São Luís. Outras dez unidades municipais de saúde, totalmente restauradas,serão entregues até o final deste ano.

“Estamos vivenciando outra realidade na área da saúde do nosso Município, com avanços significativos principalmente no atendimento básico à saúde e na prevenção de doenças,” disse o prefeito Edivaldo.

A Unidade de Saúde da Vila Nova República, que atende cerca de 100 pessoas por dia, teve todos os ambientes reformados e climatização dos consultórios, além de ampliação com a construção de uma sala de reunião e um banheiro adequado a pessoas com deficiência. As obras incluíram ainda a revisão geral das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas e pintura dos ambientes internos e externos.

O local conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que realizam consultas nas áreas de clínica médica e ginecológica, além de acompanhamento pré-natal e ações relacionadas à prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento. Os atendimentos são realizados através dos programas Saúde da Criança, do Adulto, da Mulher e Hiperdia, que cadastra e acompanha portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na área.

“O prefeito Edivaldo tem priorizado a atenção básica à saúde, porque sabe que é nesses centros de saúde comunitários que os moradores buscam o primeiro atendimento, a primeira consulta aos problemas de saúde que estiver apresentando”, disse a secretária Helena Duailibe.

A reforma também permitiu à Prefeitura integrar a unidade da Vila Nova República ao E-SUS, o sistema de informação do Ministério da Saúde. Os usuários da comunidade poderão contar ainda com os serviços de vacinação, nebulização, verificação de pressão arterial e curativos de pequeno porte.

Ascom

– Publicidade –

Outros destaques