Como um importante passo na missão de capacitar eletricistas especializados em redes de distribuição de energia, a Equatorial Maranhão celebrou, na última quinta-feira (12), a formatura de 11 alunos da Escola de Eletricistas, em Balsas, município localizado no sul do Maranhão, onde a Distribuidora atende mais de 100 mil clientes. Os formandos receberam os diplomas de conclusão do curso, que teve início em agosto deste ano.
“Todos nós alcançamos uma conquista significativa, resultado de muitos esforços, dedicação e coragem. No curso, aprendemos uma profissão e, com ela, ganhamos mais responsabilidades. É impossível não reconhecer aqueles que fizeram parte da nossa história: primeiramente, ao Grupo Equatorial Energia, que, em parceria com o Senai, abriu a primeira turma da Escola de Eletricistas em Balsas, aos nossos professores, que compartilharam não apenas conhecimento técnico, mas também valores como disciplina e segurança. Muito obrigado!” afirmou o novo eletricista e orador da turma, Pablo Henrique, durante o evento.
A solenidade da formatura foi realizada no Senai de Balsas e contou com a participação do Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Filipe Leal; do Gerente de Obras e Manutenção, Manoel Romeiro; da Consultora Comercial, Suzanny Mendes; representantes do SENAI e instituições municipais. Esta é a segunda vez que o projeto Escola de Eletricistas forma profissionais na região sul do estado. Em 2023, a Equatorial Maranhão certificou duas turmas em Imperatriz.
Para o Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Filipe Leal, o momento reforça o compromisso da Distribuidora com o desenvolvimento da região e com a formação de novos profissionais. Durante o evento, o superintendente destacou a importância da Escola de Eletricistas, que simboliza não apenas a capacitação técnica, mas também oportunidades de adentrar no mercado de trabalho.
“Essa formatura é muito importante, pois representa o segundo ciclo da Escola de Eletricistas aqui na região sul. Este ano, comemoramos os 20 anos da Equatorial Energia, uma empresa que nasceu no Maranhão e tem proporcionado crescimento e oportunidades para muitos. À medida que o Maranhão cresce, o consumo de energia aumenta, refletindo o desenvolvimento industrial da região; onde há crescimento econômico, sempre haverá demanda por energia. Por isso, iniciamos a Escola de Eletricistas e firmamos o compromisso de garantir que vocês tenham a possibilidade de fazer parte do time Equatorial! E agora essa profissão está ao alcance de vocês”, finaliza.
A Escola de Eletricistas, da Equatorial Maranhão, é uma iniciativa realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI) e visa promover educação e qualificação profissional, contribuindo com a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. A qualificação é dividida em aulas teóricas e práticas, com uma carga horária de 40 horas semanais. A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, é oferecida uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.
Saiba mais sobre a Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL. O programa já formou mais de 1.000 alunos como Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Na edição de 2024 do Maranhão, as vagas foram ofertadas nas cidades de Balsas, Bacabal e São Luís.
O E+ Profissional é uma iniciativa das Distribuidoras do Grupo Equatorial, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a Empresa é signatária e tem como um dos objetivos prioritários promover Educação de Qualidade, até 2030.