sexta-feira, 19 de abril de 2024

Onça-pintada é morta e exibida como ‘troféu’ em Lago da Pedra

No último domingo (23), foi registrado um crime ambiental na cidade de Lago da Pedra. Uma onça-pintada foi morta e exibida como troféu pelas ruas da cidade maranhense.

Leia também: Onça preta é morta em Território Indígena no Maranhão e caçadores debocham em vídeo

De acordo com informações, o animal foi morto no povoado Catarina, localizado na zona rural do município, no Maranhão, e colocado na garupa de moto. As imagens da onça foram divulgadas nas redes sociais. O animal sem vida chamou atenção de muitos curiosos da cidade.

Segundo a legislação brasileira, matar qualquer animal silvestre é crime ambiental punido com pena prevista de seis meses a três anos de prisão, e multa.

Segundo o Ibama, a espécie está classificada como vulnerável à extinção. Sendo que os maiores fatores de risco para esses animais decorrem de ações humanas: a destruição do ambiente nativo e a caça para venda irregular de partes do corpo, em especial pele, dentes e garras.

A pena para quem comete esse tipo de crime varia de seis meses a um ano de prisão, além de multa. Ela pode ainda ser dobrada, caso a vítima seja um animal ameaçado de extinção; e triplicada, se ficar comprovado que a caça era feita de forma profissional.

Dia da Onça Pintada

No dia 29 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Onça-pintada, o maior felino das Américas, topo da cadeia alimentar, símbolo da conservação da biodiversidade brasileira, de força, de exuberância, ao mesmo tempo tão vulnerável às perdas de habitat e à caça.

– Publicidade –

Outros destaques