terça-feira, 16 de abril de 2024

Paço do Lumiar confirma 15 casos de dengue em 2014

A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (Semus) dará início, a partir desta segunda-feira (29), a três importantes ações de combate a dengue: panfletagem de conscientização; coleta de pneus; além de uma ação que o órgão da saúde já batizou como “bota-fora” e fará  a retirada de pneus, entulhos e sucatas acumulados no quintal das casas.

 

As ações fazem parte da Campanha Municipal de Combate à Dengue, que começou há uma semana. A coleta deve acontecer em todo o município, e começa pelas áreas prioritárias, onde há maior risco de contaminação pela doença.

 

De acordo com a Semus, foram confirmados 15 casos de dengue no município, em 2014. O registro do óbito da moradora da Vila Nazaré, suspeita de ter sido acometida por dengue hemorrágica, está aguardando o resultado do laboratório Lacem.

 

 

De acordo com o secretário adjunto de saúde do município, Willian Rios, a secretaria está alerta e o foco é a prevenção. “As ações visam prevenir a proliferação do mosquito no inverno”, observa o secretário adjunto.

 

Três carros de pulverização espacial, o conhecido fumacê, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão circulando nas 44 localidades onde há maior índice de infestação no município, somados a mais um de Paço do Lumiar.

 

Além do fumacê e das ações de coleta, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) esta desenvolvendo uma série de palestras nas escolas do Maiobão. As palestras de conscientização focam a questão limpeza.

 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Palov Fernandes, a mobilização será realizada periodicamente. “Estamos empenhados em combater o mosquito e a intenção é realizar a mobilização de três em três meses. Os agentes comunitários de endemias e saúde fazem parte do reforço das ações na região”, informa a coordenadora.

 

Balanço da cobertura de visitas realizadas em setembro

 

81, 57% de cobertura

49.716 imóveis

40.551 imóveis visitados

5.533 imóveis fechados

89 recusaram a visita

– Publicidade –

Outros destaques