quarta-feira, 30 de novembro de 2022

PF destrói 44 toneladas de maconha em terras indígenas, no Maranhão

A Polícia Federal deflagrou, no período de 11 a 18 de novembro de 2022, na região Oeste do estado do Maranhão, a quinta fase da Operação Phaseoli.

A Operação Phaseoli consiste em uma série de ações policiais que visam erradicar plantações de maconha. Neste ano, tais ações já ocorreram em território Paraguaio, no estado de Pará e ainda serão executadas nos estados de Pernambuco e Bahia.

No estado do Maranhão, a Polícia Federal destruiu 62.750 m2 de área plantada, erradicou 132.648 pés de maconha, bem como 672 kg de maconha prontas para o tráfico, que se encontravam nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo.

Todas as substâncias entorpecentes encontradas e destruídas eram equivalente a 44 toneladas de maconha prontas para venda. A operação teve como objetivo reduzir a produção e oferta de maconha no estado
do Maranhão, desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar as condutas ilegais e descapitalizar o grupo criminoso responsável pela produção de maconha no estado.

Além de firmar a presença do Estado na região, diminuindo, por conseguinte, os índices de violência urbana e aumentando a sensação de segurança da população.

Para deflagração da Operação a Policia Federal empregou cerca de 50 servidores (entre delegados, agentes, escrivães e agentes administrativos), um helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da
Polícia Federal – CAOP/DIREX/PF, bem como contou com o apoio do Centro Tático Aéreo – CTA/MA, que disponibilizou mais uma aeronave com nove operadores, e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão com emprego de quatro socorristas.

A operação foi denominada Phaseoli em alusão a Caliothrips phaseoli: espécie polífaga, capaz de causar danos em diversas culturas de interesse agrícola, como feijão, soja e outras fabáceas.

– Publicidade –

Outros destaques