quarta-feira, 17 de abril de 2024

SNCT: planetário é uma das atrações mais visitadas

O planetário é mais uma vez a grande atração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será encerrada neste sábado (18), às 20h, na área externa do São Luís Shopping. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Até a tarde de quinta-feira (16), 20 mil pessoas já haviam passado pelo local interessadas em conhecer o que há de novidade na área de ciência, tecnologia e inovação.

 

Alunos de mais de 60 escolas já visitaram a “Cidade da Ciência”, a maioria assistiu e se encantou com a sessão do planetário. A cada meia hora, a sala esférica montada em uma estrutura inflável de 3,2 metros de altura recebe um grupo de 40 pessoas dispostas a conhecer mais sobre astronomia. Os equipamentos utilizados nos planetários permitem projetar o Meridiano e o Equador Celeste, planetas, cometas, asteróides, luz crepuscular, Sol e Lua, simulando viagens pelo espaço, possibilitando aos participantes maior aprendizado sobre o tema.

 

Na “Cidade da Ciência” os visitantes também têm a oportunidade de saber mais sobre as diferentes formas de energia no Espaço Digital, onde foram montadas telas touchscreen com gamessobre diferentes formas de geração de energia. No local o visitante pode tirar foto em um totem que permite a impressão imediata da fotografia.

 

Acesso ao conhecimento

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o país.

 

Trabalhos nas áreas de engenharia, medicina, saúde, física, química, biologia, matemática, astronomia, ciências sociais aplicadas e do conhecimento científico em geral podem ser vistos no local. A programação inclui ainda minicursos, oficinais, palestras e apresentação de projetos inovadores.

– Publicidade –

Outros destaques