sexta-feira, 21 de junho de 2024

Plano Operacional de Carnaval para evitar problemas na distribuição de energia

Depois de dois anos sem carnaval nas ruas por causa da pandemia, a festa voltou com tudo e a população está ansiosa pelos dias de folia. Por isso, a Equatorial Maranhão preparou seu Plano Operacional de Carnaval para o fornecimento de energia durante o período.

Para manter a continuidade e a atuação ágil em situações contingenciais, o plano operacional que terá início no sábado (18) e vai até a terça-feira (21), mobilizará mais de 1.000 profissionais entre engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, eletricistas, equipes comerciais e equipes de campo com estruturas de grande porte e caminhões de Linha Viva (que permitem a execução de serviços mais complexos sem precisar desligar a energia). Todos estarão em regime de plantão, prontos para atender possíveis demandas durante o período da folia.

As equipes envolvidas no plantão especial de carnaval estarão posicionadas em pontos estratégicos nos circuitos oficiais da folia, definidos pelas prefeituras e Governo do Estado e, estarão munidas com tecnologia de comunicação, para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI) e, com isso, agilizar o atendimento às eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica.

O Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Luis Filipe Leal, explica como o plano foi desenhado e qual a sua finalidade. “Nós desenhamos um plano robusto, alinhamos nossas atividades e organizamos um fluxo de atuação para que em qualquer situação emergencial saibamos como agir rapidamente, e dessa forma os clientes tenham máxima continuidade no fornecimento de energia e possam curtir o carnaval com energia e segurança, seja nas festas ou retiros espirituais”, pontuou o Gerente de Operações.

Ações de manutenção preventiva antes do carnaval

Uma das formas de assegurar o fornecimento e a qualidade da energia é com ações preventivas que ocorrem constantemente, e foram intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do período chuvoso. E dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores.

A Distribuidora ressalta que em situações de falta de energia ou possíveis acidentes em via pública envolvendo postes da rede elétrica, a população deve entrar em contato com a Equatorial. “Infelizmente é comum relatos de acidentes de trânsito envolvendo a rede elétrica, que tendem a aumentar nesse período, por isso em situações como essas é fundamental que as pessoas informem o caso por meio da Central 116, jamais se aproximem da rede ou cabos ao solo, e acionem também o Corpo de Bombeiros no 193 ou SAMU no 192 para prestar socorro à vítima”, pontuou Filipe Leal.

Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar o desconforto da falta de energia elétrica.

Atendimento 24 horas

O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita) com 100% da operação e site www.equatorialenergia.com.br. Já os pontos presenciais de atendimento não funcionarão na segunda e terça-feira de carnaval (20 e 21), mas retornam na quarta-feira de cinzas, a partir das 13h.

– Publicidade –

Outros destaques