sábado, 4 de fevereiro de 2023

Polícia Civil deflagra ação contra grupo que praticava estelionato digital

Uma ação policial denominada de “Operação Fakecontact”, foi deflagrada nesta terça-feira (3), pela Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil do Ceará, com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio eletrônico. Durante a operação, foram cumpridos na capital do Ceará, Fortaleza, 2 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de valores em conta de pessoas investigados.

As investigações descobriram que de posse de informações de processos em trâmite na justiça, os criminosos abordavam as vítimas através de aplicativos de mensagens se fazendo passar por advogados informando que as mesmas teriam um valor a título de precatório para receber, ocasião em que cobravam um valor a título de custas e honorários para que a vítima pudesse receber o valor.

Após a vítima fazer o pagamento procurava informações sobre o recebimento junto ao escritório respectivo e se dava conta que havia sido vítima do crime.

O Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) informou que diversas vítimas foram lesadas de modo que o prejuízo total ainda está sendo estimado. Valores foram bloqueados nas contas dos investigados, por determinação judicial.

– Publicidade –

Outros destaques