Polícia deflagra operação de combate ao furto de energia

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), deflagrou entre os dias 19 e 22 de maio, a “Operação Boreal” com foco no combate ao furto de energia elétrica nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Grajaú e São Pedro da Água Branca. A ação resultou na realização de 10 inspeções técnicas em unidades consumidoras e culminou em 06 prisões em flagrante.

Sob a coordenação do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), a operação contou com o apoio da Perícia Oficial do Estado e de equipes técnicas da Equatorial Maranhão. Assim como outras ações já promovidas pela Polícia Civil, a ação teve como objetivo identificar e coibir intervenções ilegais em equipamentos de medição e desvios de energia elétrica.

As inspeções foram pautadas por análises de campo realizadas rotineiramente pela Equatorial Maranhão, que atua em todo o estado para assegurar a qualidade do fornecimento elétrico e a segurança da população. Os responsáveis pelas irregularidades foram conduzidos à Justiça e responderão criminalmente por furto de energia, conforme previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Riscos à segurança e impactos para toda a sociedade

Além de crime, o furto de energia representa um risco real para toda a comunidade. As fraudes provocam sobrecarga na rede elétrica, podendo comprometer o fornecimento para serviços essenciais, como hospitais e escolas. Também elevam o risco de acidentes graves, incluindo incêndios e explosões, ameaçando vidas e a integridade das instalações.

Canais para denúncia

A população pode colaborar no combate a essa prática criminosa denunciando casos suspeitos, de forma anônima, diretamente à Polícia Civil ou pelos canais da Equatorial Maranhão.

– Publicidade –

Outros destaques