Ele veio para ficar e dominam a cena da ambientação, seja corporativa, seja residencial. Estamos falando do porcelanato, revestimento de origem italiana que confere um toque de sofisticação aos ambientes, além de muita praticidade para a limpeza, entre outras vantagens de durabilidade e manutenção.
Não por acaso, o porcelanto é o queridinho dos profissionais de arquitetura e design, que atualmente fazem uso do material não apenas em pisos de áreas úmidas ou molhadas, mas praticamente em tudo o que a criatividade e o bom gosto permitirem. Os arquitetos Marina Bogéa e Marcos Nunes, sócios do escritório Por Metro Quadrado dão dicas de como e onde usar o revestimento, e alertam que diferente do que muitos pensam, o material é nobre sim, mas acessível a todos os orçamentos, e não apenas para projetos caros ou muito sofisticados. Eles defendem a popularização do porcelanto, pelas inúmeras vantagens do material:
“Usamos o porcelanato em praticamente todos os nossos projetos, para lares ou empresas. Existem porcelanatos de diferentes acabamentos, cores e tamanhos, e também preços. E nas lojas do Grupo Potiguar podemos encontrar uma grande diversidade desse produto. Além de ter um efeito muito bonito e refinado, é também um material muito versátil, valoriza a ambientação e o imóvel, e ainda é muito fácil para limpar, com alta durabilidade” definem os arquitetos Marcos Nunes e Marina Bogéa.
Atualmente os arquitetos usam o porcelanato nas mais diversas áreas: No revestimento de salas, escritórios, halls e quartos; assim como em áreas externas. E também, como detalhe decorativo ou como mobiliário, a exemplo de mesas e bancadas de cozinha; mesas para escritórios, estantes e escadas, painel para TV entre outras ideias. Eis um revestimento que pode, e deve, ser aplicado em todos os ambientes, internos e externos.
A vantagem de contar com a ajuda de arquitetos é a economia garantida no projeto, pois os profissionais podem fazer as medições e indicar qual a quantidade realmente necessária na hora de comprar o produto, evitando o desperdício, e escolhendo cores e formatos mais indicados para cada ambiente.
Mas há mais vantagens também no efeito final da obra quando se aplica o porcelanato com a ajuda de arquitetos:
“Usamos o porcelanato também intencionalmente, para valorizar um espaço, para dar amplitude a um imóvel mais compactos usando um porcelanato branco ou de tom claro por exemplo. Já para áreas externas podemos usar tons mais escuros para um efeito melhor e com mais facilidade de manutenção. Na verdade, há mil e uma possibilidades, a dica principal é estudar o estilo de vida dos moradores, entender a proposta do projeto e aplicar o porcelanato de modo a dialogar com o projeto como um todo. Harmonia é o mote em um projeto profissional” explica a arquiteta Marina Bogéa.
Com os tamanhos grandes, ficou ainda mais fácil aplicar o produto do piso à parede, ou ainda usar em mesas e bancadas a mesma peça, sem recortes.
“Para valorizar ainda mais o porcelanato, associamos também um projeto de iluminação, para valorizar ainda mais os efeitos das peças com o revestimento. E para manter é muito fácil, basta passar um produto específico que a durabilidade estará garantida. Há várias linhas de produtos de limpeza que são especiais para porcelanato, e vão manter o revestimento limpo e brilhante por mais tempo” completa Marcos Nunes.
Nas lojas Potiguar, o porcelanato é o carro chefe entre os demais revestimentos, e pode ser parcelado, assim como os produtos de limpeza próprios para esse tipo de revestimento, em até 10 vezes sem juros no cartão. O porcelanto pode ser encontrado em todos os formatos, estilos e cores nas lojas do Grupo em São Luís, Imperatriz e Bacabal. Ou ainda pelo site: www.apotiguar.com.br