Em solenidade oficial realizada no dia 10 de fevereiro, o TUP Porto São Luís entregou a nova sede da escola UEB Manuela Varela ao Governo do Estado, via Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC), na presença do Governador Carlos Brandão e do Secretário de Indústria e Comércio Júnior Marreca e autoridades.
O evento contou ainda com a participação de Yáskara Fernanda de Castro e Patrícia Duarte, representantes da Secretaria Municipal de Educação / SEMED; de lideranças comunitárias do Cajueiro e região; professoras, além de pais e alunos que participam dos projetos sociais educativos de apoio escolar (matemática e português) e esporte, mantidos pelo Porto São Luís desde o ano de 2023.
A senhora Alderina de Freitas Sousa, professora voluntária e fundadora da escola comunitária que se tornaria a atual UEB Manuela Varela, agradeceu ao Porto São Luis e ao Governo do Estado pelo “sonho realizado” da nova sede.
O TUP Porto São Luís foi representado na solenidade pelo seu CEO Guilherme Penin; pela Diretora Jurídica Juliana Orru e pelo Diretor Financeiro Giovanni Detomini, além da equipe técnica local. Guilherme Penin ressaltou a valorização da comunidade, nesse exemplo de parceria entre a empresa e o Governo do Estado.
A empresa ficou responsável pela construção do prédio que substitui a antiga sede da escola; acrescida de uma nova área para o funcionamento da Educação Infantil (Creche), no terreno regularizado e doado pelo Governo do Estado. E acrescentou como doação extra: 16 aparelhos de ar-condicionado para a climatização de todas as salas; 02 bebedouros, 01 cozinha equipada com fogão industrial, coifa e freezer; além de uma subestação própria de energia elétrica trifásica de 75Kv.
A nova sede segue o padrão construtivo e mobiliário oficial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / FNDE. A administração da escola será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação / SEMED. E vai atender alunos residentes nas seguintes comunidades: Cajueiro (Andirobal, Praia do Cajueiro, Rua Principal, Egito, Sol Nascente, Guarimanduba 1 e 2), Mãe Chica, Arapapaí, São Benedito, Vila Conceição e Vila Maranhão.