sábado, 25 de janeiro de 2025

Posse de alunos eleitos em simulado eleitoral da Escola Eney Santana

Valorizar a democracia também é matéria para se aprender na escola. E assim foi com os alunos com deficiência da Escola Eney Santana que participaram ativamente de um simulado eleitoral, com direito a campanha, votação, apuração e posse dos eleitos.

Alunos dos dois turnos votaram enquanto outros representaram candidatos com propostas concretas debatidas em campanha. E por lá, mesários não reclamaram, estavam felizes em ajudar a democracia do país. Eles deram um verdadeiro show de cidadania. E agora, após a apuração dos votos, houve a solenidade de posse dos vencedores, com direito à solenidade de diplomação dos(as) eleitos(as).

Vale lembrar que o voto é um direito adquirido por lei pelas pessoas com deficiência, maiores de 18 anos. Mas nem sempre esse direito é respeitado ou mesmo incentivado; devido ao preconceito em geral. Mas as pessoas com deficiência aptas a votar devem ser respeitadas nesse ato que, além de exercício de cidadania, é também uma importante ação de inclusão.

O Presidente da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim fez questão de participar da posse dos alunos / candidatos eleitos, que também foi simulada com toda a pompa na Escola Eney Santana. Ele estava acompanhado da Vice – Presidente Arionildes Silva e da gestora da APAE de São Luís Cristiane Diniz. Ele parabenizou os eleitos, e ressaltou que todos os demais alunos também foram vencedores pois realizaram todas as etapas da eleição simulada de forma exitosa. “A sala de aula da Escola Eney Santana é também um local de aprendizagens de cidadania. Ficamos felizes em ver nossos alunos engajados nesse ato de inclusão. Mais que uma eleição simulada, essa atividade foi um ato para derrubar as barreiras de preconceitos e capacitismos que ainda predominam na sociedade atual.” declarou ele.

– Publicidade –

Outros destaques