sexta-feira, 21 de junho de 2024

Prefeitura apresenta projetos de estudantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participa pela terceira vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), que será realizada a partir desta segunda-feira (13) até a sexta (19), no estacionamento do São Luís Shopping. Cinco escolas do município apresentarão experiências bem-sucedidas no campo da ciência, além de projetos em curso pelos diversos setores da Semed.

 

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, lembrou que a participação nessas atividades apresenta uma experiência diferenciada de aprendizado para o estudante, contribuindo para maior qualidade do ensino na rede municipal, uma diretriz de governo do prefeito Edivaldo para a Educação. Ele frisou também a importância da produção científica para além da rotina da sala de aula e parabenizou o empenho de alunos e professores na realização dos projetos que serão apresentados.

 

“Durante este evento, a Semed e os estudantes terão oportunidade de mostrar para a sociedade as suas produções. Uma oportunidade positiva tanto para a Prefeitura de São Luís, pela oportunidade de estar ainda mais próxima à sociedade, quanto para os alunos, que compartilharão conhecimentos no que diz respeito à prática da ciência e tecnologia”, afirmou Geraldo Castro Sobrinho.

 

Serão expostos durante a SNTC os trabalhos de estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho (Turu), Newton Neves (Vila Palmeira), Maria Rocha (Areinha), João Lima Sobrinho (Coroadinho) e Roseno de Jesus Mendes (Vila Janaína). O destaque dos projetos está no formato lúdico que os professores conseguiram dar ao ensino das disciplinas de Química e Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental.

 

Para as aulas sobre os seres vivos, conteúdo do 7º ano do Ensino Fundamental, o professor Fernando Coelho, da U.E.B. Maria Alice Coutinho, montou uma horta no pátio da escola e organizou um minhocário com os estudantes. As iniciativas enriqueceram as aulas sobre o reino vegetal e sobre os animais invertebrados. As minhocas também ajudam a adubar a terra da horta e os alimentos cultivados complementam a merenda escolar, despertando nos estudantes noções de alimentação saudável.

 

Já o professor José de Ribamar Gomes Aragão Júnior, coordenador do laboratório de Ciência da U.E.B. Newton Neves, promoveu uma abordagem lúdica sobre o ensino da química: utilizando apenas materiais recicláveis, os estudantes montaram a sua própria tabela periódica. Na U.E.B. Roseno de Jesus Mendes, os estudantes deram às aulas de Química uma proximidade maior com o cotidiano: aprenderam a confeccionar produtos de limpeza, como desinfetantes, água sanitária e amaciante de roupas.

 

O destaque na U.E.B. Maria Rocha é o uso da expertise adquirida no laboratório de informática, inaugurado em maio deste ano pela Prefeitura, para desenvolver um projeto sobre a linguagem da internet. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também serão desenvolvidas atividades através dos núcleos de Produção em Braille, Educação Ambiental e Educação Integral da Semed.

 

 

 

SOBRE A SEMANA

 

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. O tema deste ano é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, que vincula a produção cientifica aos desafios sociais enfrentados em todas as áreas da sociedade.

 

O evento conta com a colaboração de setores públicos e privados, de fundações de apoio à pesquisa e de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia. Em 2013, a SNCT recebeu 35 mil visitantes na “Cidade da Ciência”, montada na área externa do São Luís Shopping, e a expectativa da organização é ampliar este número em 2014.

– Publicidade –

Outros destaques