A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), abre edital para Exposições Temporárias no Museu da Gastronomia Maranhense. O objetivo é credenciar empreendedores e pessoas jurídicas a exporem seus produtos em evento de curta duração, que ocorrerá entre os meses de março de 2025 a março de 2026.
Poderão se inscrever profissionais cujos produtos utilizem matéria-prima e elementos ligados à gastronomia típica maranhense. Além da possibilidade de comercialização, os empreendedores potencializam a divulgação de suas marcas e trocam experiências memoráveis com os visitantes.
Com início em outubro de 2022, o projeto de Exposições Temporárias já credenciou 29 empreendedores locais e gerou uma receita de R$ 236.593,00 em vendas, revelando ser ainda um instrumento de estímulo à economia criativa e sustentável que dialoga com toda a concepção expográfica do museu.
“A cada ano, as exposições temporárias ganham mais visibilidade apresentando o que temos de melhor: dos elementos da gastronomia tradicional ao lançamento de novos produtos, como a farofa e a conserva de cuxá. É, sem dúvida, um projeto que valoriza um novo conceito de museus, dinâmico e integrador, capaz de fomentar práticas de sustentabilidade econômica e social”, reforça o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.
Serão credenciados 13 proponentes para atender o cronograma de exposições temporárias e lista de excedentes. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro (13h) na sede da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, localizado na Rua da Estrela, nº 82, Bairro: Centro, São Luís – MA, CEP 65010-200.
O edital pode ser consultado no link https://www.saoluis.ma.gov.br/edital/2841/chamada-publica-n-0012025-exposicoes-temporarias-no-museu-da-gastronomia-maranhense-20252026