A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), vai lançar o Programa de Aceleração da Produção Agroecológica de São Luís – Corredor da Produção.
Cinco cadeias produtivas fazem parte do Corredor de Produção. São elas: Mandiocultura, Fruticultura, Olericultura, Piscicultura e Ovinocaprinocultura. Dessas cadeias, as regiões geográficas foram escolhidas e classificadas por meio das análises da equipe técnica da Semapa, levando em consideração a aptidão produtiva de seus produtores. O lançamento acontece na sede da Semapa, localizada no KM 0 da BR-135, em São Luís.
A intenção do Programa é aumentar a produtividade e a produção, melhorar a qualidade do produto, gerar valor agregado por meio do beneficiamento e aumentar a comercialização.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Liviomar Macatrão, essas áreas receberão um pacote de incentivos por meio do programa de aceleração. “Os produtores vão contar com investimentos e prioridade nas ações já existentes da secretaria, com o objetivo de acelerar e aumentar a produção. Vamos fazer todo o acompanhamento, desde o preparo do solo, plantio, colheita e comercialização”, explica o secretário.
Aproximadamente 350 produtores serão contemplados com os benefícios do programa de aceleração em 200 unidades produtivas.
Fazem parte do pacote de incentivos da Semapa aos produtores, assistência técnica contínua (Melhor Assistência), disponibilização de tratores para mecanização do solo, entrega de composto orgânico proveniente da poda das árvores, contato com novas tecnologias de plantio por meio de benchmarketing, entrega de Adubos e maniva de corte.
A capacitação dos produtores também integra o pacote de incentivos. Eles vão receber qualificação por meio do Qualifica Produtor, programa da prefeitura de São Luís, criado na gestão do prefeito Eduardo Braide. Os produtores de 15 unidades de produção familiar (UPFs) de cada um dos Corredores de Produção vão ter acesso ao Negócio Certo Rural, que faz parte do Cidade Empreendedora, que será realizado por meio de parceria com o Sebrae.
“Com o curso, o produtor vai ter acesso a conteúdos que vão transformar a situação em que se encontram permitindo aprimorar o seu negócio e implementar ações para desenvolver sua propriedade rural”, conclui o secretário municipal de Agricultura, Liviomar Macatrão.