terça-feira, 4 de outubro de 2022

Prefeitura e parceiros promovem 1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Secretaria Municipal de Turismo (Setur) com apoio da Associação Comercial do Maranhão (ACM), FIEMA/SESI, Fecomércio e a Central de bumba meu boi de Sotaques da Baixada e Costa de Mão, realiza, neste sábado (20), das 9h às 21h, o 1º Encontro de Cazumbas da Grande Ilha.

O 1º Encontro ocorrerá em dois momentos. O primeiro acontecerá no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM), em frente à praça Benedito Leite, das 9 às 18h, e será um seminário com rodas de conversa entre detentores do bem cultural, e contará com a presença de acadêmicos e pesquisadores.

Já no segundo momento, haverá um grande encontro de cazumbas, de diferentes grupos de Bumba meu Boi, que se iniciará a partir das 18h. Os Cazumbas sairão em cortejo da ACM e seguirão em direção à Prefeitura de São Luís, onde acontecerá o grande “bailado”. A apresentação, que será embalada pelo batuque dos grupos de Bumba meu boi, destina-se a mostrar toda a beleza desse personagem mítico e a destacar esse importante personagem do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão.

Dentre os estudiosos do tema, estarão presentes no seminário, o pesquisador da cultura maranhense, Jandir Gonçalves; a autora do livro “Careta de Cazumba”, Maria Mazzillo, o diretor e fundador do Grupo Cazumbá, Américo Azevedo Neto, a professora universitária e cazumba do Boi da Floresta, Juliana Manhães, da professora da UFMA, Elisene Matos e o ator e criador do personagem “Pregoeiro da Arte”, Carlinhos Maranhão.

O evento tem a intenção de despertar o pertencimento e valorização não só do Cazumba, personagem homenageado, mas da manifestação cultural do Complexo Cultural do Bumba meu boi, reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2011 e titulado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2019.

O Cazumba ou Cazumbá é um ser lúdico, curandeiro e zombeteiro e, no auto do bumba meu boi, tem a função de afastar os maus espíritos, quando ocorre a pajelança para ressuscitar o boi que foi sacrificado pelo vaqueiro, pai Francisco, para satisfazer os desejos da sua amada que estava grávida, Catirina.

O seminário é aberto a todos os públicos, com inscrição gratuita pelo site https://bit.ly/encontrodecazumbas.

– Publicidade –

Outros destaques