G10 Editora

Prefeitura lança Programa de Qualificação dos Servidores da SMTT

A Prefeitura de São Luís deu início nesta segunda-feira (15) ao Programa de Qualificação dos Servidores da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). A formação visa qualificar 640 servidores da SMTT entre agentes e orientadores de trânsito e plataformas, inspetores e assistentes administrativos.

A qualificação é oferecida pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) por meio da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem). “A capacitação destes servidores é fruto de uma construção feita entre a SMTT e a Seplan e tem como beneficiário final o cidadão de São Luís, que receberá o melhor serviço possível no que se refere à orientação do trânsito, abordagem e tratamento humanizado. É uma formação que vai abranger todo corpo funcional da secretaria”, destacou o secretário de Planejamento, José Cursino Raposo.

No primeiro dia do programa de qualificação dos servidores da SMTT foi apresentada a ementa do curso. Na ocasião o professor Anderson Heberth Miranda Costa proferiu a palestra “Servidor qualificado, trânsito humanizado”.

A programação continua nesta terça-feira (16), no Praia Mar Hotel, na Ponta d’Areia. “A qualificação nasceu de uma demanda dos próprios servidores da secretaria, que necessitam de atualização constante para aperfeiçoar as práticas, metodologias de abordagem e atualização de legislação.

O curso vai integrar a equipe, fazer com que o trabalho seja melhor, dinâmico e a população vai perceber imediatamente essa mudança pelo atendimento humanizado que o servidor vai oferecer” afirmou o secretario adjunto de Trânsito e Transportes, Israel Pethros. Serão oferecidos cursos como ética profissional, ética na administração pública, comunicação interpessoal, trabalho em equipe, atualização em legislação do trânsito, excelência em atendimento ao cidadão e inglês básico.

A formação vai atualizar ainda os servidores acerca da legislação de trânsito no país, a fim de melhorar a segurança e educação no trânsito e garantir mobilidade e acessibilidade ao cidadão. “Uma das determinações do prefeito Edivaldo foi a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais e funcionários do quadro municipal. Atendendo a este pedido a SMTT nos procurou para que construíssemos uma formação não só para assuntos da rotina dos agentes de trânsito, orientadores de plataforma, mas também que trabalhasse temas como atuação ética, trabalho e atendimento humanizado à população, que é o foco dessa qualificação”, explicou o diretora da Eggem, Maria Eugênia Salles Branco de Almeida.

Os agentes vão estar nas aulas nos períodos de folga, intercalando as escalas de trabalho. As aulas acontecerão duas vezes por semana, às segundas e às quartas-feiras, terças e quintas e quartas e sextas-feiras. Ao todo serão 74h de aula para cada turma. “Com o curso de capacitação esperamos aprender os conteúdos que sejam mais relevantes para nossa categoria, já que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran) têm novas resoluções a cada dia e estávamos há sete anos sem uma atualização”, explicou a agente de trânsito Mércia Sousa.

– Publicidade –

Outros destaques