domingo, 14 de abril de 2024

Prefeitura participa de pesquisa sobre impactos do Bolsa Família

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), recebeu nesta quarta-feira (24) a visita do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Direcionadas à Pobreza (Gaepp), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Durante o encontro, as pesquisadoras agradeceram a contribuição da Semcas na pesquisa desenvolvida pelo grupo com o tema “Egressos do Bolsa Família no Maranhão: dimensionamento e impacto sobre suas famílias e suas vidas”.

 

A secretária da Semcas, Andréia Lauande, destacou que a pesquisa é de grande relevância para se entender o impacto que o programa tem na vida do usuário e até, se necessário, para redimensionar as políticas de assistência. “Este é um agradecimento do Gaepp, mas para nós representa também a possibilidade de nos avaliarmos como gestores municipais”, declarou a titular da pasta.

 

O projeto “Egressos do Bolsa Família no Maranhão: dimensionamento e impacto sobre suas famílias e suas vidas” estuda as causas do desligamento das famílias nos últimos cinco anos, identificando as possíveis consequências que o Bolsa Família possa ter gerado na vida do usuário durante e depois da permanência no Programa.

 

A pesquisa contempla a capital maranhense, além de cidades com grande número de beneficiários do programa federal, como Caxias e Imperatriz. A Semcas mobilizou dez Centros de Referência em Assistência Social (Cras), que executam os programas do governo federal, para que os pesquisadores do Gaepp pudessem realizar entrevistas com os beneficiários do programa, técnicos e grupos focais. Também foram disponibilizadas informações da base de dados do CadÚnico.

 

Durante o encontro, a titular da Semcas recebeu das pesquisadoras Margareth Cutrim Vieira e Annova Miriam Carneira, exemplares de livros publicados pela coordenadora do Gaepp, Maria Ozanira da Silva e Silva, entre eles “O Bolsa Família no Enfrentamento à Pobreza no Maranhão e Piauí”, “Avaliando o Bolsa Família – unificação, focalização e impactos”, “A Política Social Brasileira no Século XXI – a prevalência dos programas de transferência de renda” e o “Serviço Social e o Popular”.

– Publicidade –

Outros destaques