quarta-feira, 19 de junho de 2024

Professor da UFMA ganha prêmio inédito para o jornalismo maranhense

márcio carneiro dos santos

Pelo trabalho inovador e moderno, aplicando tecnologias emergentes, a pesquisa do professor Márcio Carneiro dos Santos, do departamento de Comunicação Social da UFMA, foi premiado na nova categoria do Prêmio Adelmo Genro Filho, concedido, anualmente, pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

A pesquisa “Narrativas e desenvolvimento de conteúdo imersivo: aplicação de sistemas bi e multissensoriais de realidade virtual no jornalismo” recebeu a honra de estrear a categoria “Pesquisa Aplicada” na 13ª edição do Prêmio.

“Além da alegria enorme, entendo que essa inovação no prêmio representa um movimento importante e atento da instituição, alinhado às transformações que o campo do Jornalismo vem experimentando”, declarou.

Segundo Márcio Carneiro, coordenador do Laboratório de Convergência de Mídias (Labcom), onde a pesquisa foi desenvolvida, a ideia foi explorar novas formas de levar a notícia utilizando tecnologias emergentes, como por exemplo, realidade aumentada, realidade virtual, internet das coisas e objetos conectados a internet.

“A pesquisa faz parte de um projeto multidisciplinar, denominado Jumper que, com auxílio de estudantes de ciência da computação, design e jornalistas, desenvolveram um ambiente para consumo de notícias usando realidade virtual”, contou Márcio.

Com o auxílio de equipamentos de realidade virtual como Cardboard e Oculus Rift, o trabalho de Márcio Carneiro contribui para distribuição de notícias que atrai a nova geração do milênio.

“Colocamos o leitor na cena da notícia, ou seja, concentramos dados da plataforma Google Maps para que mostre, por meio da geolocalização, os locais dos acontecimentos da matéria. Com a função street view, o espectador visualiza o lugar com imagens em 360 graus, além de se movimentar, virtualmente, pelo ambiente, com o auxilio de um joystick”, explicou.

A entrega da premiação ocorrerá em São Paulo, no dia 7 de novembro durante o 16º Encontro da SBPJor.

– Publicidade –

Outros destaques