quarta-feira, 19 de junho de 2024

Programa de Educação Ambiental da LIGGA – projeto Porto São Luís aposta na conscientização

Somente juntos e agindo de forma mais consciente e sustentável poderemos enfrentar melhor os desafios ambientais do planeta. Isso passa por informação, sensibilização e mudanças de hábitos cotidianos que somente através da educação ambiental podem ser alcançados.

Nesse esforço coletivo, as empresas podem atuar de forma transformadora, através de programas e ações que vão desde o compartilhamento de informações sobre sustentabilidade e meio ambiente, às ações estratégicas como reciclagem, gestão de resíduos (segregação, acondicionamento e coleta) e ações positivas como a substituição de materiais como copos plásticos do ambiente corporativo.

Um exemplo de programa de educação ambiental de sucesso, com tudo isso citado e muito mais já realizado é o Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvido pela Ligga – Projeto Porto São Luís, em atendimento às condicionantes ambientais. A gestão ambiental desenvolvida pela empresa e orientada por pilares de ESG (Meio Ambiente. Social e Governança), integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

O bom exemplo começa em casa, ou seja, na empresa. As práticas de redução de resíduos são adotadas cotidianamente e todos os colaboradores da Ligga (MA, PA e SP) aboliram o uso de copos descartáveis, possuindo garrafas e canecas, e dessa forma, garantindo a redução da geração de resíduos diariamente. O processo de educação ambiental é internalizado na empresa desde o planejamento de aquisição de produtos, priorizando somente a quantidade necessária, adquirindo materiais que possuam selo de sustentabilidade ambiental, que sejam recicláveis, e atenção comportamental quanto ao volume de impressões, tipo de material utilizado, entre outros.

Todos os integrantes dos projetos sociais promovidos pela empresa – programas Liggando as Letras, Ligga Campeã, Ligga Capacita e RevELLA (MA e PA) – também são integrados aos processos de educação ambiental, e todos os participantes recebem eco-copos para uso durante os projetos que estão sendo realizados, além de orientações quanto à gestão de resíduos, uso de coletores seletivos, uso racional de água, energia elétrica e demais materiais, entre outros.

O Programa de Educação Ambiental da Ligga – Projeto Porto São Luís é destinado diretamente a quatro principais públicos e alcançou em 2023 um total de 6.109 pessoas na capital maranhense entre colaboradores; terceirizados; participantes de projetos sociais e alunos de sete escolas públicas das comunidades do entorno atendidas pelo PEA. Com intuito de promover e investir em produtos e serviços com impacto positivo ao meio ambiente e à sociedade, esse programa integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desde o planejamento de suas ações. Desta forma, as ações do PEA atendem aos seguintes ODS: Consumo e produção responsáveis, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.

As escolas beneficiadas pelo programa da Ligga em São Luís são a UEB Manuela Varela (Cajueiro), UEB N. Sra. das Mercês e UEB Beija Flor (Ilha de Tauá Mirim); Anexo da UEB Gomes de Sousa e Anexo da UEB Tiradentes, situados na estrutura da UEB São Benedito (comunidade do Taim), UEB Tiradentes (Vila Maranhão), UEB Josefina Serrão (Porto Grande) e Escola Santo Antônio – Espaço do Saber (Rio dos Cachorros). Todas estas escolas atendem as comunidades Cajueiro, Mãe Chica, São Benedito, Vila Conceição, Vila Maranhão, Vila Tiradentes, Taim, Porto Grande, Limoeiro, Rio Cachorros, Pedrinhas, Jacamim, Embaubal, Ilha Pequena, Amapá, Portinho, entre outros.

Um detalhe que faz toda a diferença: Para a realização das atividades do PEA junto ao público infanto-juvenil foi desenvolvida como ferramenta pedagógica a revista em quadrinhos “Ligga de Saberes” que apresenta a “Turma da Ligga”. Os personagens foram criados por ilustradores maranhenses a partir de fotos e nomes de moradores das comunidades do entorno do empreendimento. A Turma da Ligga é composta pelas personagens D. Ester, Dijé, Sofia, Zé Raimundo e Bento, que são queridos e respeitados nas comunidades. Além de outros personagens como Aninha, Léo, Vitória, Ivan, Samuel, Layla, entre outros que representam crianças e adolescentes dos projetos e comunidades envolvidas no Programa Social da Ligga.

“A escolha dessas personagens visa proporcionar aos leitores maior representatividade e reconhecimento de espaços físicos, falas e características pessoais. A comunidade literalmente se vê nas personagens e se identifica ainda mais com as ações” explica Lívia Cândice, coordenadora social da Ligga.

A Revista Ligga de Saberes já publicou e distribuiu 5 edições abordando temas de suma importância para a sensibilização e educação da comunidade: Vacinas e sua Importância e Higiene; Lixo ou Resíduo e Os R’s da Sustentabilidade; Como Destinar o Resíduo: Reciclagem; Ei, Todo Mundo é Diferente! sobre diversidade e Água para Tudo e para Todos.

A partir da temática trabalhada são realizadas atividades e utilizadas ferramentas pedagógicas tais como teatro nas escolas, distribuição de eco-copos, distribuição de exemplares das revistas, palestras e monitoramento. Um exemplo de como a educação ambiental é temática transversal e deve ser apresentada de forma leve, lúdica e divertida, e ao mesmo tempo importante e transformadora.

Com estas ações a empresa fortalece sua cultura de sustentabilidade socioambiental e reflete seus valores que resultam em escolhas e ações conscientes.

“A Ligga desenvolve continuamente o programa de educação ambiental, envolvendo atenção e respeito às comunidades locais que integram a área de influência do Projeto Porto São Luís; incluindo seus hábitos, costumes e patrimônio cultural. Um dos objetivos do PEA é a promoção da reflexão e aprendizado para a efetiva mudança no modo de agir, visando novos hábitos que garantam a preservação do meio ambiente, a saúde e a segurança dos colaboradores da Ligga e das pessoas das comunidades. A educação é uma poderosa ferramenta de mudança e acreditamos que as gerações futuras podem se beneficiar dos novos hábitos adotados hoje por todos nós” declarou o Gerente de Operações da Ligga – Projeto Porto São Luís José Valentim.

– Publicidade –

Outros destaques