quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Projeto ‘Cidadania e Leitura’ inaugura a biblioteca comunitária na Vila Embratel

Emoção, alegria, saber e diversão marcaram a entrega da Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso pelo Projeto ‘Cidadania e Leitura’, neste sábado (15), na Vila Embratel. A inauguração reuniu representantes dos realizadores da iniciativa, convidados, familiares da homenageada e moradores, a maioria crianças, que participaram de atividades lúdicas de leitura, brincadeiras populares e teatro.

“É uma alegria triplicada, porque essa é a terceira biblioteca entregue pelo projeto na área Itaqui-Bacanga. Essa biblioteca é um instrumento para a construção de cidadãos com consciência mais crítica e fortalecimento da vida da comunidade”, afirmou a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto.

Diversificada e com atividades educativas e culturais, a programação ocupou o prédio da Biblioteca e a área externa da Igreja de Nossa Senhora do Povo, movimentando toda a comunidade. O ‘Cidadania e Leitura’ tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é desenvolvido pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), em parceria com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB) e Pastoral do Menor da Vila Embratel.

O presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo, presente à inauguração, destacou a importância da iniciativa. “A opção do livro é a saída para o jovem porque a leitura vai abrir a mente em qualquer profissão que escolher”, disse.

“Sempre que tiver programação, vou trazer minhas filhas”, observou o mecânico José Renato Galvão, que levou a filha Karla Geovana, de 6 anos, para conhecer o novo espaço de leitura. “O que eu mais gostei foi do livro sobre a floresta”, disse a menina, depois de manusear o rico acervo de clássicos literários da Biblioteca.

A programação foi movimentada, também, por apresentação do Palhaço Mixaria Show e pelo espetáculo “Caravana de Bonecos”, com a atriz e bonequeira Silvana Cartágenes. Ao final do roteiro de diversão e aprendizado, as crianças se deliciaram com lanche produzido por pequeno empreendedor da área.

– Publicidade –

Outros destaques