segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Projeto sobre Maria Firmina dos Reis é apresentado em escolas públicas maranhenses

Em comemoração aos 200 anos de nascimento da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, o Núcleo Atmosfera de Dança -Teatro lança o projeto “Maria Firmina dos Reis, 200 anos de resistência!”.

A iniciativa será apresentada em escolas públicas da capital maranhense e interior do Estado, por meio do apoio do Edital Re- Farm Cria.

O projeto, estrelado pela atriz Julia Martins e dirigido pelo ator e diretor Leônidas Portella, tem como proposta difundir e valorizar a vida e obra de Maria Firmina, a primeira romancista brasileira. Como parte da ação também são realizadas rodas de conversa sobre a escritora e oficinas de danças populares maranhenses.

Para Julia Martins apresentar o espetáculo nas escolas é uma forma de enriquecer a educação dos alunos e abordar temáticas importantes sobre representatividade e racismo. “A escola é um espaço de conhecimento, de descobertas, de diálogos e experienciação. E poder levar esse trabalho para o ambiente escolar, divulgando a escritora que por muito tempo foi silenciada, é uma oportunidade, por meio do teatro, de debater temáticas tão atuais presentes em nosso cotidiano e que Maria Firmina dos Reis já debatia por meio da escrita, da literatura”, disse.

Datas

Nesta quarta-feira (24), às 10h, o espetáculo Maria Firmina dos Reis será apresentado no Iema do bairro Tamancão. No dia 01/09, será a vez do Iema de Axixá receber o projeto.

O espetáculo também será apresentado no município de Guimarães no Quilombo Maçaricó e na Unidade Básica de Ensino Maria Firmina dos Reis. No dia 31 acontece a oficina de Danças Populares com Renato Guterres, no Iema Tamancão.

E no dia 2 de setembro, o teatro do IFMA do Monte recebe o espetáculo, às 10h30.

O edital

O Re- Farm Cria é uma parceria entre a Farm e o Instituto Precisa Ser para apoiar o desenvolvimento de ações em capitais do Brasil e territórios periféricos do Rio de Janeiro.  Foram mais de 300 projetos inscritos, e todas as regiões do país foram contempladas.

– Publicidade –

Outros destaques