Após um período de indefinição de uma disputa ferrenha entre os deputados federais Zé Reinaldo e Waldir Maranhão, o PSDB parece que finalmente chegou a um consenso e decidiu-se pelo ex-governador para ser um dos candidatos do partido ao Senado Federal.
Zé Reinaldo (PSDB) se junta oficialmente ao deputado estadual Alexandre Almeida (PSDB) como candidatos na chapa majoritária comandada pelo candidato ao Governo do Maranhão, o senador Roberto Rocha (PSDB).
Com isso, um dos preferidos de Rocha, Waldir Maranhão deve tomar outros rumos em sua participação nas eleições de 2018. O deputado federal tem três caminhos a seguir e deve decidir-se nos próximos dias: ser candidato a vice-governador, pleitear a reeleição para a Câmara dos Deputados ou esperar por um possível cargo federal caso Geraldo Alckmin (PSDB) vença as eleições presidenciais.
Nesta quinta-feira (2), o senador Roberto Rocha já tinha confirmado que a primeira vaga para concorrer ao Senado seria de Alexandre Almeida e que o segundo nome seria definido antes da convenção.
“Em verdade o Alexandre Almeida só não será candidato ao senado se ele efetivamente não quiser ou quiser disputar um outro cargo. De tal modo que nós não temos a menor possibilidade de fazer um movimento, uma insinuação sequer pra ele [Alexandre] não ser candidato. Terei muito orgulho de ser candidato a governador tendo Alexandre Almeida na chapa de senador”, afirmou.
A decisão teve, em parte, participação do candidato a deputado federal Eduardo Braide (PMN) que condicionou o apoio do PMN e do PHS à confirmação do nome de Zé Reinaldo.
A aliança em torno de Rocha deve contar com PMN, PHS, Podemos, Rede e DC (antigo PSDC), além do próprio PSDB. O PRTB ainda pode somar-se ao grupo e ser anunciado neste sábado (4) quando os tucanos realizam a sua convenção partidária.
Posicionamento
Em contato com a assessoria do PSDB, foi informado que a decisão já foi tomada, mas deve ser anunciada ainda nesta sexta-feira (3). Assim como o deputado federal Zé Reinaldo confirmou que a última palavra é dada pelo presidente estadual, Roberto Rocha.