quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Público jovem é principal alvo de campanha do Dezembro Vermelho

Foto: Reprodução

A detecção do HIV/Aids, entre jovens de 15 a 24 anos, tem aumentado gradativamente nos últimos anos. No Maranhão, de junho de 2014 a dezembro de 2017, foram registrados 826 novos casos neste público. Por isso, a juventude será o principal alvo da campanha Dezembro Vermelho 2019, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que será lançada neste domingo (1º), Dia Internacional da Luta contra a Aids, na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite.

A Campanha Dezembro Vermelho busca sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Este ano o tema da SES é “A luta é compartilhada. A prevenção tem que ser combinada”.

No Maranhão, de 1985 a outubro 2019, foram registrados 21.288 casos da doença. “É um alerta o aumento da incidência nesta faixa etária. Ainda existe uma dificuldade em se atingir este público com as ações, e isso nos leva a fortalecer ações. Eles precisam entender que não são blindados. Sabemos que o tratamento é eficaz, mas prevenir ainda é a melhor estratégia”, destaca Jocélia Frazão, chefe do Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais da SES.

Durante todo o mês, serão apoiadas e realizadas ações em locais públicos e unidades de saúde da capital e do interior. No Hospital Presidente Vargas, unidade da SES referência neste tipo de atendimento, na segunda-feira (2), será abertura da campanha na unidade. No mesmo dia, a Maternidade Benedito Leite faz roda de conversa com gestantes e acompanhantes.

Também realizam programação o Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo (dia 4), Hospital Dr. Adelson de Souza Lopes, na Vila Luizão (10), Hospital Carlos Macieira (12), Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (13) e Hospital do Câncer (12). As UPAS de São Luís também participam.

No interior do estado, o Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), em Imperatriz, fará capacitação interna, de 9 a 13 de dezembro, com os profissionais sobre o tema; o Hospital Regional de Timbiras ofertará palestras e testes rápidos, nos dias 10 e 11; e o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, também fará programação durante todo o mês; dentre outras unidades.

– Publicidade –

Outros destaques