terça-feira, 23 de julho de 2024

Queimadas oferecem riscos à saúde

Nesta época do ano, o tempo seco e a escassez de chuvas contribuem para o aumento no número de queimadas, que, às vezes, são causadas pelas altas temperaturas aliadas a desidratação do mato. Em outras, decorrem da ação humana, que, na maioria das vezes, é causadora dos incêndios, principalmente em terrenos baldios.

 

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto Araújo alerta a população sobre o riscos de fazer a limpeza de terreno, queimando o lixo.

 

– Como está muito seco, é comum que aquele fogo que você coloca fique descontrolado, atinja outra área da vegetação e  você tenha uma situação mais complexa, podendo levar à perda de vidas e de patrimônio. Então, a orientação que nós temos é não fazer o uso do fogo pra queimar os resíduos.

 

Além de representarem perigo a natureza, as queimadas oferecem riscos a saúde das pessoas que residem próximo às áreas de incêndio. Em alguns casos, moradores são obrigados a deixarem suas casas.

 

Quando na residência atingida pela fumaça há alguma pessoa com problemas respiratórios, como a asma, por exemplo, o risco é ainda maior, como explica o médico alergista Ronney Mendes.

 

– A rinite alérgica é a mais comum, porém a asma é mais grave, pois pode levar a morte. Então, uma  pessoa que já tem um certo grau de inflamação nas vias aéreas inferiores, quando submetida a irritação da fumaça de uma queimada, lamentavelmente, até o óbito pode acontecer.

 

Assista a reportagem:

– Publicidade –

Outros destaques