Ruas alagam em residencial na Estrada de Ribamar

Foto: Reprodução

Moradores do Residencial Amaral de Matos, localizado na MA-201, na Estrada de Ribamar, estão vivendo dias de tormento. Isso porque uma grande quantidade de água provenientes das chuvas, vindo da MA, está escorrendo para dentro do condomínio, invadindo as casas dos moradores. Na tarde dessa terça-feira (02), casas foram alagadas e uma verdadeira correnteza se formou na entrada do residencial.

As fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias já foram responsáveis por abrir uma verdadeira cratera na frente de estabelecimentos comerciais, localizados ao lado do residencial.

Foto: Reprodução

A situação já está levando moradores a querer se mudar do local. “Na minha casa, água entrou no quintal e saiu pela porta da frente. Molhou sofá, máquina de lavar, geladeira, os armários. Só não entrou nos quartos porque pegamos todas as toalhas de banho e colchas de cama e fizemos uma montanha nas portas dos quatros para evitar que entrasse nos quartos. Eu infelizmente não vou continuar morando aqui” contou Ana Marília Lemos.

Sandra Antonielle Garces Moreno, que mora no local desde 2001, contou que quando chegou ao residencial, não existiam esses problemas de alagamento. Em 2014, ela teve a casa invadida até altura da cintura, tendo muito prejuízo, perdendo móveis e eletrodomésticos. Mas, na época, a situação estaria ligada a construção de um condomínio nas proximidades. A situação foi resolvida com construção de galerias. Nos anos seguintes, segundo a moradora, mesmo com o aumento de chuvas o problema não voltou a acontecer. No entanto, nesse ano os alagamentos retornaram.

“Nesse ano nós fomos pegos de surpresa, naquela chuva do dia 23. Rapidamente a água começou a subir, por pouco não invadiu a minha casa. Mas invadiu a de nossos vizinhos e várias outras casas. E hoje, novamente, foi um transtorno. Nós tivemos que colocar sofá para cima, colocar os móveis tudo no alto, a água invadindo a casa. Por muito pouco, não tivemos outro grande prejuízo. E assim, é desesperador. Porque a gente observa que esse volume de água, ao que parece está adentrando em nosso condomínio. Toda esse alagamento da MA entrando no condomínio”, declarou a moradora.

Na madrugada do dia 23, os moradores acordaram com as casas sendo invadidas pela água. Uma pessoa, que deixou seu veículo estacionado na porta de casa, teve o carro arrastado pela correnteza. As famílias passaram a manhã do domingo retirando a água de dentro das residências.

A Prefeitura de Paço do Lumiar emitiu nota sobre os problemas de alagamentos, inundações e desabamentos ocorridos nos últimos dias, diante das chuvas. Segue a nota na íntegra:

A Prefeitura de Paço do Lumiar informa que uma equipe com técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, tem percorrido as áreas mais críticas do município realizando ações emergenciais para minimizar os transtornos provocados pelo volume anormal de chuvas que tem caído em Paço do Lumiar, inclusive com resgate de veículos e pessoas cujas casas de estrutura mais frágil não aguentaram a força da água.

A Prefeitura lamenta o que vem ocorrendo e informa que desde fevereiro iniciou a limpeza dos bueiros e bocas de lobo de diversas áreas do município para evitar alagamentos, mas o volume de chuvas tem sido superior à capacidade de escoamento das galerias. Por causa do grande número de ocorrências, a Prefeitura decretou desde a semana passada estado de emergência e segue realizando o atendimento aos moradores afetados pelos alagamentos.

 

– Publicidade –

Outros destaques