quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Retratos da Terra: exposição chega a São Luís com produções fotográficas de jovens moradores da cidade

A exposição “Retratos da Terra” desembarca no São Luís Shopping, em São Luís (MA),  no dia 4 de agosto. Com entrada gratuita, a mostra integra um projeto homônimo que traz a visão dos moradores do bairro da Liberdade – maior quilombo urbano da América Latina – sobre sua comunidade, diversidade e a valorização do lugar onde vivem.

O projeto, que já recebeu outros nomes e formatos, roda o Brasil desde 2014 impactando cerca de 1.500 participantes em 53 cidades do país. Com patrocínio da Alcoa e apoio do Conselho Cultural e Comunitário da Liberdade, a apresentação é iniciativa da Elo 3 e fica em cartaz na capital maranhense até 4 de setembro.

A partir de oficinas e formação técnica em fotografia ministradas por Karina Bacci –  fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), – e pelo fotógrafo local Meireles Jr, os 19 jovens inscritos no projeto puderam registrar, durante um período de duas semanas, os diversos aspectos e individualidades de sua comunidade.

“Este projeto foi idealizado para proporcionar aos jovens uma oportunidade de reflexão sobre sua importância no mundo em que habitam. A iniciativa é um convite para que, através da fotografia, os participantes observem onde vivem e assim, entendam que preservar e/ou mudar a realidade está nas mãos de cada um. É um convite ao protagonismo, à arte e à profissionalização na fotografia”, diz Soraya Galgane, idealizadora da Elo 3.

Ao término da mostra, serão doadas câmeras fotográficas para os alunos e para o Conselho Cultural e Comunitário da Liberdade, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do potencial artístico e profissional a partir da vivência com a fotografia.

Além de São Luís, a exposição “Retratos da Terra” estará em cartaz em outras sete cidades do Brasil.

SÃO LUÍS

Local: São Luís Shopping

Endereço: Av. Prof. Carlos Cunha, 1.000 – Jaracaty, São Luís – MA, 65076-907

Data: 4 de agosto a 4 de setembro

Horário: De segunda a sábado, das 10h00 às 22h00, e domingo, das 12h00 às 22h00.


– Publicidade –

Outros destaques