quinta-feira, 22 de maio de 2025

Rodrigo Lago rebate Chefe da Casa Civil “O que foi dito aqui na tribuna não tem como desmentir”

Durante a sessão desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), o deputado Rodrigo Lago (PCdoB) rebateu as declarações do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que, durante a sessão solene de ontem (21), quebrou o protocolo e subiu a tribuna demonstrando incômodo com as críticas feitas por deputados dinistas à gestão do governador Carlos Brandão (PSB) durante a sessão plenária que teria acontecido anteriormente.

A resposta ao chefe da casa civil veio hoje, em meio a um aparte à fala do deputado Carlos Lula (PSB), que vinha denunciando o colapso da saúde pública estadual. Lago chamou Madeira de “voz da experiência”, mas ironizou a tentativa do secretário de defender o governo diante da realidade enfrentada pela população.

“O que foi dito aqui na tribuna não tem como desmentir. As pessoas estão na UPA esperando transferência, os alunos estão fora da escola, as pessoas querem andar nas estradas. Todas as áreas estão com problemas, inclusive na cultura, embora o governador tenha mostrado sua vocação para fazer grandes festas”, declarou Rodrigo Lago.

Crise na saúde domina o debate

Carlos Lula trouxe dados graves sobre a situação das UPAs do Vinhais e do Araçagy. Segundo o parlamentar, havia 9 pacientes internados em cadeiras no Vinhais e 12 no Araçagy, aguardando leitos. Um dos pacientes estava há mais de 30 dias esperando transferência. Lula também denunciou a existência de leitos ociosos, supostamente reservados a pessoas indicadas por membros do governo, o que ele classificou como a criação de “cidadãos de primeira e segunda classe”.

Silêncio da base aliada e incômodo de Madeira

A fala de Lago foi uma resposta direta à irritação demonstrada por Sebastião Madeira na sessão anterior. O secretário, presente na Casa para uma solenidade, chegou antes e assistiu aos ataques ao governo. Incomodado com o silêncio do líder do governo, Neto Evangelista, e de outros aliados, Madeira acabou subindo à tribuna — ainda na solenidade — para tentar defender Brandão e repreender os parlamentares dinistas.

Liderança do governo e aliados tentam conter danos

Neto Evangelista atribuiu os problemas da saúde ao legado histórico e à pandemia. “Não é um problema de agora, o governador tem feito o dever de casa”, afirmou. Já a deputada Cláudia Coutinho ponderou que muitas falhas se concentram na ponta do sistema, incluindo a má inserção de dados no sistema de regulação de leitos.

Mesmo assim, Rodrigo Lago reforçou que o problema vai além da saúde: “A crise está em todas as áreas. E enquanto isso, o governo só discute política com a própria família”.

Confira fala do deputado Rodrigo Lago:



Fala de Sebastião Madeira:

– Publicidade –

Outros destaques