Na cultura popular, o sábado que antecede o final de semana de carnaval é conhecido como “sábado magro” festejado exatamente hoje, dia 23 de fevereiro. E para garantir a folia dos maranhenses e turistas que estão na cidade, a programação promete um verdadeiro arrastão pelas ruas do centro histórico.
A Beira Mar vai receber a multidão de fantasiados do Bloco Só Safados, a partir das 16h. A concentração começa às 14h, na Praça Maria Aragão. Também passam por lá o Bloco Alternativo Batuque das Onças e Maratuque Upaon Açu.
Já uma das bandas mais famosas de nosso carnaval, a Bandida, também sai pela última vez na temporada 2019. Com concentração na Fonte do Ribeirão, a banda de palco bota todo mundo pra dançar a partir das 16h. Quem comanda a festa por lá é a dupla Daniel e Adriana, que embala os brincantes com marchinhas e o melhor da música popular brasileira.
No início da noite, a banda de cortejo arrasta centenas de foliões pelo Centro Histórico de São Luís, passando pela Rua do Sol, Beco do Pacotilha, Rua do Egito, até regressar para a Fonte do Ribeirão.
Sempre com o lema “Muita saliência e nenhuma violência”, a Bandida completou este ano 20 anos de uma história de muito sucesso.
Domingo na Madre Deus
No domingo magro de carnaval a tradição é outra: a Madre Deus recebe dois pontos de folia. No Largo do Caroçudo, as atrações incluem o Grupo Apoteose e o Samba da Feirinha. No Beco do Gavião, a Escola de Samba Unidos de Fátima está na programação.
Policiamento – Policiais devem reforçar a segurança nos circuitos durante este último final de semana de pré-carnaval. Ao todo, 140 PMs devem realizar a segurança em viaturas, motocicletas, bicicletas e patrulhamento a pé. A intenção é evitar a prática de crimes no circuito da folia.
Programação
Sábado (23) – Beira Mar
16h – Só Safados
17h – Bloco Alternativo Batuque das Onças
18h – Bloco Alternativo Maratuque Upaon Açu
Domingo (24) – Madre Deus
Largo do Caroçudo
18h – Grupo Magia
19h – Grupo Namoral
20h – Samba da Feirinha
21h – Grupo Apoteose
Beco do Gavião
17h – Grupo Palmares
18h – Bloco Tradicional Os Gladiadores
19h – Bloco Afro Abibiman
20h – Escola de Samba Unidos de Fátima
21h – Grupo Groovaê