quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Saiba como para preservar os nutrientes dos alimentos e evitar desperdício

Congelar alimentos permite que você cozinhe uma quantidade maior de comida por vez, adiando uma nova visita ao fogão e também proporcionando uma boa economia de gás. Além disso, dá para deixar legumes e carnes já picados, prontos para serem utilizados no futuro. Mas, para que essa técnica não vire uma dor de cabeça, anote alguns cuidados que vão te ajudar a preservar os nutrientes dos alimentos e evitar o desperdício.

Congele tudo em saco plástico

Alimentos como sopas (se ela for mais concentrada ou com pedaços), carnes ou vegetais devem ser armazenados em sacos plásticos a vácuo, próprios para congelamento. Eles evitam que o gelo acumule e impedem a entrada de ar, garantindo a conservação dos nutrientes.

Alimentos crus

 Não podem ser congelados mais de uma vez. Isso porque, depois de descongelados, se não forem cozidos, estragam. O ideal é que você descongele, prepare o alimento e, após cozinhá-lo, congele novamente as porções já prontas.

Confira a temperatura

Esse é um detalhe importante. O indicado é que esteja abaixo de 18°C – nessa temperatura, é possível manter o alimento congelado por até três meses.

Freezer ou congelador?

Se a ideia é manter o alimento congelado até, no máximo, uma semana, utilize o congelador, que tem uma temperatura um pouco mais alta. Mas, se pretende armazenar a comida congelada por mais tempo, use o freezer.

Tempero sempre fresco

Ninguém merece perder horas e horas picando os ingredientes do tempero. Para evitar esse trabalhão, uma dica é cortar todos de uma vez e armazenar em potes no congelador. Depois, na hora de preparar os alimentos, é só descongelar e adicioná-los na mistura. Essa dica deixa seu dia a dia ainda mais prático.

Comidas prontas

Antes de congelar as comidas que você já preparou, deixe-as esfriar. Quando o alimento estiver na temperatura ambiente, coloque-o na embalagem, feche bem e leve ao congelador.

Evite congelar comida temperada

Opte por congelar os ingredientes do tempero separadamente e prefira temperar as comidas depois de descongeladas.

Não amontoe o congelador

Tente não lotar o congelador de potes e sacos. O adequado é que eles fiquem espaçados, assim, o ar gelado consegue circular de forma uniforme e preservar todos os alimentos igualmente.

Como congelar cada tipo de alimento

Legumes – A dica é descascá-los bem, mergulhá-los em uma panela de água fervente e, assim que começar a ferver, deixar a água escorrer. Depois, é só colocá-los no saquinho a vácuo e congelar tudo.

Frutas – O apropriado é que você as lave, retire os caroços e não exagere na quantidade, só congele exatamente o que for consumir.

Carnes congeladas – É possível congelar qualquer tipo de carne, porém, é preciso que elas estejam bem frescas. Limpe todas as partes, corte em pedaços, sem temperar, coloque em potes e armazene no congelador. 

O que não congelar 

Alimentos que já foram fritos ou que tenham sido preparados com condimentos que estragam rápido como, por exemplo, ovo, requeijão, maionese ou creme de leite. Outros produtos como queijos cremosos e iogurtes também não devem ser levados ao freezer, pois, quando congelados, perdem a textura e o sabor.  

 

– Publicidade –

Outros destaques