quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Saiba dos riscos da depilação pubiana

É cada vez maior o número de pessoas, homens e mulheres, quem optam por depilação definitiva. Depilar os pelos pubianos é algo que incomoda boa parte da população, mas depilação pode não ser algo benéfico para saúde.

Diversas pesquisas realizadas sobre o tema chegaram os principais motivos para a depilação, a principal é a estética. Um estudo publicado neste mês pela revista Dermatology, da Associação Americana de Medicina, entrevistou 3.316 mulheres nos Estados Unidos e perguntou por que elas removiam os pelos da região íntima.

A resposta de 59% foi “por higiene”. Um percentual muito menor contou que adotava esse tipo de depilação para agradar o parceiro ou para se sentir mais “sexy” (por volta de 20%).

Mas ao contrário do que muitas das pesquisadas acreditam, os principais estudos já feitos sobre o tema não comprovaram a existência de grandes benefícios para a saúde depois de depilação, a não ser reduzir a probabilidade de contrair piolhos nesta área do corpo.

A ausência de pelos aumenta o risco de infecções devido aos pequenos cortes que acontecem na área do púbis.

Os pelos pubianos estão aí por uma razão: para proteger seus genitais da fricção e de infecções. É mais higiênico não raspar.

Os riscos

Um dos estudos que analisou os riscos da depilação do púbis foi realizado pela professora da Universidade do Texas Andrea L. DeMaria e outros colegas.

A pesquisa foi feita há dois anos e entrevistou 333 mulheres americanas que admitiram ter depilado os pelos pubianos em algum momento da vida.

O resultado foi publicado na revista American Journal of Obstetrics and Gynecology, publicação americana especializada em ginecologia e obstetrícia.

De acordo com o estudo, 60% dessas mulheres teve pelo menos um problema de saúde devido à depilação íntima – os mais comuns eram ferimentos na pele e pelos encravados. As ausências de pelos aumentam a possibilidade de infecções por bactérias ou vírus, incluindo um risco maior de contrair herpes ou outras doenças sexualmente transmitidas.

Cuidados

O primeiro cuidado é depilar depois de tomar um banho, quando os folículos estão mais suavizados.

Para quem vai raspar, as dicas essenciais são nunca compartilhar lâminas, usar sempre sabão ou gel sem perfume e raspar na direção do pelo, nunca contra, justamente para evitar a abrasão da pele.

E muito importante: falar com o médico se notar o aparecimento de algum problema na pele ou se tiver alguma dúvida.

 

– Publicidade –

Outros destaques