Siga-nos

Concursos & Carreiras

Saiba quais as competências que o ENEM pede para a redação

Publicado

em

O Exame nacional do Ensino Médio – ENEM vai ocorrer nos dias 04 e 11 de novembro. O ENEM é o principal meio de acesso ao ensino superior, tanto nas universidades federais quanto das particulares por meio de SISU. A prova do exame é dividida basicamente em duas: provas objetivas das principais áreas do conhecimento e uma redação. E é sobre a redação que você precisa ficar muito atento.

A redação é uma parte fundamental da prova, em casos de não pontuação o candidato já está eliminado. E para ir bem na “tão temida” redação o próprio Instituto Nacional de Estudos E Pesquisas Educacionais possui uma cartilha com as recomendações necessárias para um bom desempenho

Vejas às competências exigias na prova:

1-Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

O participante deve saber e aplicar as regras de acentuação, pontuação, escrita. Em geral, todas as regras ortográficas.

2-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de Conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto Dissertativo-argumentativo em prosa

É necessário ter interpretação textual e conseguir compreender o tema relacionando-o com outras áreas de conhecimento, mostrando assim repertório e contextualizando o tema.

3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e Argumentos em defesa de um ponto de vista

O terceiro aspecto a ser avaliado é a forma como você, em seu texto, seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista escolhido como tese.

4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Nesse ponto é importante ter uma estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequencia e coerente do texto e a interdependência entre as ideias.

5-Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

É a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado. Quais possíveis formas de sanar o problema ou melhorar no contexto apresentado.

Para fazer uma boa redação no ENEM é preciso ter bastante leitura, compreender os fatos políticos e históricos do Brasil e do mundo para ter repertório de argumentos e conseguir desenvolver um texto bem estruturado e conhecer as regras de escrita formal portuguesa. Leitura é fundamental para qualquer coisa.

Veja a cartilha completa do INEP clicando aqui