sábado, 4 de fevereiro de 2023

Sala de acolhida oferece atendimento a gestantes

O projeto “Nos Trilhos do Desenvolvimento”, da Fundação Vale, está fornecendo uma estrutura conhecida como Sala de Acolhida, no município de Santa Rita (MA), onde gestantes e lactantes podem se encontrar mensalmente para tirar dúvidas e conhecer cada fase do período de gestação.

Estar bem informada sobre a gravidez e os cuidados que devem ser adotados pode garantir uma gestação mais saudável para a mãe e o bebê, tornando as dificuldades do dia a dia mais fáceis de serem superadas.

A Sala de Acolhida fica na Casa Referência, usada para realização de consultas de pré-natal. As gestantes e puérperas ir ao local um dia após a consulta. Durante os encontros, uma enfermeira do município é responsável por introduzir a conversa, discutindo temas relacionados ao pré-natal: consultas, exames, cuidados, alimentação alternativa, vacinas, aleitamento materno, entre outros. As conversas estimulam a troca de experiências, o que acaba ajudando no fortalecimento da relação entre as mães e os profissionais de saúde.

O projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, que viabiliza a Sala de Acolhida em Santa Rita, também promove ações nos municípios maranhenses de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Itapecuru Mirim. Em todas estas localidades, o projeto busca promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades por meio de ações em saúde, geração de renda, educação e cultura. Para executar o projeto, a Fundação Vale conta com a parceria do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão. Em três anos, mais de 19 mil pessoas foram atendidas nas seis cidades que participam do projeto.

– Publicidade –

Outros destaques