terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Sala Guarnicê será palco do encontro da música de concerto com a música folclórica maranhense

Como parte do encerramento da capacitação do Programa Gestores em Movimento em São Luís/MA foi criada a Sala Guarnicê, espaço para difundir a música de concerto pelo viés da música folclórica maranhense, além de conectar pessoas com a música local, nacional e universal. A ideia é viabilizar a música folclórica maranhense em conexão com a música de concerto para crianças, adolescentes, adultos e idosos por meio de uma gestão de excelência e auto sustentabilidade cultural pautada na ética e legalidade.

Com a iniciativa do Instituto Cultural Vale, a Sala Guarnicê é o resultado de 06 dias de imersão de músicos, estudantes de música e gestores da área cultural em São Luís no universo das salas de concertos, teatros e orquestas do país e do mundo. Durante esses dias, 35 participantes puderam se aprofundar em temas como visão geral do funcionamento de orquestra e salas de concerto; formatação de Projetos de Leis de Incentivo; elaboração de orçamento público e privado, contratos e legislação; planejamento e execução das etapas de produção; noções básicas de economia da cultura; rotinas de palco como iluminação, sonorização, dentre outros.

Para finalizar a capacitação, os alunos estão desenvolvendo o Festival Gestores em Movimento, onde são responsáveis desde a programação, produção, divulgação e condução do evento. Cada equipe administra o valor do orçamento para gastos artísticos e de produção. Antes de cada concerto, as equipes fazem breve apresentação dos artistas e do repertório que escolheram. Tudo como acontece em um concerto de verdade. A Sala Gaurnicê está produzindo 03 concertos que acontecem nos próximos dias 07, 08 e 09 de junho, às 19 horas, no Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy, no Centro.

O primeiro concerto acontece na próxima sexta-feira (07) com a apresentação do músico Augusto Nassa com “Clássicos do Maranhão”, onde ele irá apresentar músicas que representam a cultura maranhense. Já o segundo concerto vai acontecer no sábado (08) com um dos grupos mais representativos do gênero musical brasileiro e Patrimônio Cultural do Brasil – o choro, Instrumental Pixinguinha. E para finalizar as apresentações, no domingo (09) o público vai poder prestigiar a apresentação da soprana Rose Nogueira e da pianista Ângela Marques, um espetáculo à parte.

SALA GUARNICÊ

A sala Guarnicê nasceu através do Programa Gestores em Movimento, idealizado e coordenado pelo compositor e maestro João Guilherme Ripper, com o intuito de fomentar uma gestão criativa de salas de concerto, orquestras e teatros pelo Brasil.

Ao combinar a música folclórica maranhense com a música de concerto, cria-se uma experiência única e enriquecedora para um público diversificado. Além disso, a sala de concerto GUARNICÊ tem como objetivo fortalecer os laços comunitários e promover a inclusão social,  abrindo novos horizontes criativos na cena cultural local. O projeto é uma maneira significativa de preservar as tradições e enriquecer a vida cultural. Dedicada a promover a música, essa sala desempenha um importante papel na diversificação da arte musical no Maranhão.

O programa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura. Tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), do Teatro Arthur Azevedo e do Teatro da Cidade de São Luís. A realização é do Ministério da Cultura (MINC) e da agência SAGRE.

SERVIÇO

  • O que: Festival Gestores em Movimento
  • Onde: Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy, no Centro
  • Quando: 07, 08 e 09 de junho de 2024 às 19 horas
  • Entrada: GRATUITA
– Publicidade –

Outros destaques