Já está em ritmo de fim de semana a programação oficial do maior São João do Brasil, que começou nesta quinta-feira (2), no Ceprama e na Vila Palmeira, além do Arraial Pertinho de Você, na Cohama.
As atrações oficiais foram no Ceprama: com Tambor de Crioula União da Baixada; Cacuriá do Basson; Bumba Meu Boi Upaon-Açu; Djalma Chaves; e Companhia Barrica; e na Vila Palmeira: Tambor de Crioula Santa Bárbara; Bumba Meu Boi Valente da Ilha; Eugênia Miranda; Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues; e Bumba Meu de Ribamar
No domingo (5) haverá a segunda edição do projeto Travessia Junina, no Espigão Costeiro, local que recebeu as bandeirinhas juninas que antes estavam na ponte do São Francisco.
Os arraiais estão bem frequentados pelos maranhenses que sentiam muitas saudades e por turistas. “A expectativa de pós-pandemia, dois anos sem ter um arraial, sem ter uma festa junina, foi muito difícil. E agora está sendo uma maravilha estar no primeiro dia de arraial e já curtindo todas essas atrações”, pontuou o influenciador digital Carlos Medeiros.
O casal Fabrício Privilar e Gislene Nava veio de São Paulo para conhecer os Lençóis Maranhenses e aproveitou para prestigiar o São João. “A expectativa é máxima porque São Paulo é totalmente diferente, então ver essas apresentações, conhecer o bumba-boi, essa tradição do folclore, é tudo muito diferente”, disseram.
Outro grupo bastante emocionado é o de artistas que sempre atuaram nas apresentações juninas. “Eu não consigo nem expressar. Por mim eu nem saia desse arraial hoje, desse palco, de tanto que eu estava com vontade e com saudade. Não estou aguentando com os pés, mas é pouco perto do que a gente perdeu por causa dessa pandemia”,disse Régia Valéria, dançarina do Tambor de Crioula de Santa Bárbara.
A programação segue de quinta a domingo. No Ceprama, até o dia 5, depois entre os dias 9 e 12 de junho; na Vila Palmeira, até 2 de julho.