O município de São José de Ribamar agora conta com internet gratuita. Uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, possibilitou internet de alta velocidade por meio da expansão da Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet). O acesso democrático vai beneficiar diretamente milhares de ribamarenses, entre jovens e adultos.
Em Ribamar, o primeiro de cinco totens foi entregue nesta segunda-feira (06) e vai funcionar na Praça do Cruzeiro, importante equipamento de lazer e entretenimento que reúne famílias inteiras. O benefício, segundo o prefeito Luis Fernando Silva, além de garantir o acesso a internet também abre um leque de opções para o aprendizado e conhecimento.
“É cada vez maior a busca pelo acesso à internet e a informação, e esse acesso além de promover facilidades, também amplia horizontes com a inclusão no mundo digital”, enfatizou o prefeito.
Além da Praça do Cruzeiro, o prefeito antecipou que também serão contemplados outros pontos importantes como o Cais, a Praça do Santuário, o Parque da Cidade, além de Panaquatira. “O município é o terceiro maior do Maranhão, e, portanto, está sendo beneficiado com outros quatro pontos, totalizando cinco localidades com oferta de internet gratuita para a população e visitantes”, disse o gestor agradecendo ao governador Flávio Dino e anunciando ainda a implantação de um Centro de Idiomas também em com o Governo do Estado.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o modelo da Maranet funciona em parceria com os municípios, e Ribamar foi incluído no projeto de expansão exatamente porque desponta como um destino referência na educação. “Luis Fernando é sem dúvida um grande gestor que ensina a cada dia por meio de suas atitudes frente a gestão, o cuidado e acima de tudo o amor que tem pelo município”, disse o secretário.
Não seria possível a instalação da Maranet, explicou, caso não houvesse o comprometimento, uma vez que a contrapartida dos municípios é garantir energia elétrica, o provedor regional fornece a estrutura do acesso à internet pública e o Governo do Maranhão entra com os equipamentos de última geração e viabiliza a publicidade institucional dos provedores. E aqui sabemos que o zelo será total”, reiterou.
Para o estudante João Lucas, a internet gratuita é um incentivo para os estudantes. “É muito bom contar com internet gratuita, agora nós podemos ter acesso a informações, fazer pesquisas, descobrir um mundo diferente”, disse o aluno.
Expansão
A Rede de Internet Grátis do Maranhão (Maranet) integra o programa “Cidadania Digital”. A iniciativa tem como objetivo enfrentar a exclusão digital que atinge significativo percentual da população, contribuindo para que serviços públicos, conhecimento e informação alcancem mais pessoas.
Nesta nova etapa 61 municípios receberão internet de alta velocidade. O Wi-Fi grátis será instalado em praças, feiras livres e locais que possibilitem a participação da população.