terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Saúde! Pesquisa médica realizada em São Luís é destaque nacional

Representantes do Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão (Lacmar) participarão ativamente do 2º Congresso Maranhense de Análises Clínicas (Comac), a ser realizado nesse mês de janeiro, entre os dias 26 a 28, no Multicenter Sebrae.

O evento contará com a presença de profissionais reconhecidos na área de saúde como o influenciador digital Dr. Bactéria e Berlley Silva Meira – sendo este último, uma referência nacional em citologia. O público, que se faz em sua grande maioria de estudantes e profissionais da área da saúde, terá à sua disposição workshops, palestras e rodas de conversa para facilitar a troca de conhecimento.

Durante a programação, um dos assuntos mais esperados será abordado pela pesquisadora Elda Noronha, Pós-doutora em atenção ao câncer e Assessora Científica do Lacmar. Ela falará um pouco sobre a pesquisa que tem chamado atenção por sua importância nacional. Sob o tema: “Perfil de doenças onco-hematológicas triadas por hemograma, em pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H)”, o estudo foi realizado na Grande Ilha de São Luís, e já teve destaque até em São Paulo.

Para o diretor executivo do Lacmar, Vinícius Braid, este estudo é tão importante para a sociedade brasileira, que a partir dele foi possível analisar e quantificar diversos tipos de doenças onco-hematológicas, sendo as Leucemias Mieloides Agudas as mais frequentes. “Nós estamos muito felizes e orgulhosos de realizar esse estudo que pode direcionar políticas públicas para ajudar pacientes que chegam às UPA’s, a obter um diagnóstico precoce e assertivo”, destacou Vinícius.

O estudo reforça, sobretudo, que os exames laboratoriais, como o hemograma e a análise microscópica criteriosa, são de grande importância para o diagnóstico antecipado de doenças onco-hematológicas. “E quem ganha com estudos como esses são os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontou Susana Viana, gestora administrativa e técnica do Lacmar.

Vale lembrar que essa pesquisa que será apresentada no 2º Comac, já obteve grande repercussão no Congresso de Hematologia, que aconteceu em São Paulo, no último mês de outubro. E agora poderá ser acompanhada em detalhes durante a programação do 2º Congresso Maranhense de Análises Clínicas (Comac) em São Luís.

– Publicidade –

Outros destaques