terça-feira, 16 de abril de 2024

Sedihc realiza alinhamento do CapacitaSUAS

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) reuniu, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), gestores, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos que trabalham na área de assistência social em 217 municípios do Estado, para uma oficina de alinhamento do CapacitaSUAS, o Programa Nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A primeira etapa das oficinas de alinhamento do CapacitaSuas será realizada de 7 a 8 de outubro, e a segunda etapa de 15 a 17 de outubro na Escola de Governo. Essas etapas são fundamentais no preparo e orientação dos técnicos da Assistência Social. A partir desta fase esses profissionais estarão aptos para ministrar os cursos que serão realizados no mês de novembro.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, esclarece que trazer o Capacitasuas para o Maranhão foi um processo burocrático, mas gratificante para garantir a efetivação das políticas socioassistenciais. “Este projeto foi um trabalho além do Constitucional. Não podemos perder essa oportunidade de capacitar os técnicos e profissionais do Maranhão para garantir a efetivação das políticas públicas que garantam cidadania dos maranhenses”, afirmou Luiza Oliveira.

Na primeira etapa do projeto, estão previstos três cursos com carga horária de 40 horas, cada. Os temas são: introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria; atualização em gestão financeira e orçamentária do SUAS; atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do BSM.

Já na segunda etapa, estão previstos cursos de pós-graduação e mestrado. O CapacitaSUAS tem o objetivo de aperfeiçoar e qualificar as equipes que executam a Política de Assistência Social, atendendo a população através dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Além dos técnicos da Sedihc e dos municípios, estiveram presentes representantes de Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

– Publicidade –

Outros destaques