terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Seduc e Ufma promovem seminário do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Maranhão

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em ação conjunta com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), realizará, na próxima terça-feira (26), o I Seminário Estadual do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que reunirá técnicos das duas instituições, além de professores que irão ministrar as capacitações, e os formadores regionais do Pacto. O evento acontecerá no Auditório Central da Ufma, no Campus do Bacanga.

O Pacto instituído pelo Ministério da Educação tem o objetivo de contribuir por meio da Formação para o aperfeiçoamento dos professores; promover a valorização, rediscutir e atualizaras práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

As Formações Continuadas dos Professores do Ensino Médio acontecerão durante o segundo semestre de 2014, e no primeiro de 2015, com duração de 10 meses. A formação se dará por meio de estudos semanais,de seminários regionais, estaduais e nacionais aos profissionais da rede, com apoio das instituições públicas de ensino superior e suporte financeiro e técnico do MEC.

No Maranhão, o Pacto irá capacitar inicialmente 25 formadores regionais que, por sua vez, irão formar 746 orientadores de estudo. Esses deverão ministrar as informações aos quase 14 mil professores de Ensino Médio no estado.

Segundo Lindalva Maia Maciel, coordenadora do Pacto no Estado, o diferencial das atividades no Maranhão é que foram incluídos também professores indígenas e aqueles que trabalham com alunos que cumprem medidas socioeducativas. ?A inclusão de tais modalidades de ensino representa uma adequação que visa atender às nossas especificidades regionais?, destacou.

Para a secretária adjunta de ensino do Estado, Leuzinete Pereira, as ações do Pacto reforçam o compromisso dos Governos Federal, do Estado e da sociedade com a melhoria do ensino público. ?O Pacto é uma ação que materializa o regime de colaboração em prol da educação pública de qualidade, tal como expresso em nossa Constituição, aproximando a universidade, e os governos federal e estadual na construção de uma educação de melhor qualidade?, arrematou.

– Publicidade –

Outros destaques