Investir na capacitação de bombeiros para preservar vidas e reduzir prejuízos materiais e ao meio ambiente em caso de incêndios é um compromisso do Governo do Maranhão. Neste sentido, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), realizou a 1ª edição do Curso Tático de Incêndio, cuja formatura aconteceu nessa segunda-feira (20), no 2º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado no bairro Cohab Anil, em São Luís.
O curso contou a com participação de 23 bombeiros, teve duração de seis dias e abrangeu etapas teórica e prática, sendo esta última fundamental para que os participantes adquirissem as habilidades necessárias para lidar de forma eficaz com situações desafiadoras. As técnicas absorvidas pelo grupo se tornam essenciais, sobretudo, pelas altas temperaturas que o estado vem enfrentando, as quais não apenas aumentam a probabilidade de ocorrência de incêndio, mas também potencializam riscos associados a esses eventos.
“Esse curso é uma importante ferramenta e dota os nossos bombeiros militares para atuarem em qualquer cenário de incêndio urbano, seja no plano horizontal ou no plano vertical. Temos visto, com o aumento das temperaturas, por mais que se invista em preventivos fixos, que os incêndios podem acontecer. Portanto, se acontecerem, teremos homens e mulheres preparados para mitigar esses efeitos”, destacou o comandante do CBMMA, coronel Célio Roberto, que esteve presente durante o evento de formatura.
Ainda de acordo com o comandante do CBMMA, a realização do curso representa um grande investimento para a corporação. “O governador Carlos Brandão determinou que dotemos os nossos homens e mulheres de conhecimento apropriado para bem atender e proteger o cidadão e sob a gestão do secretário Maurício Martins, à frente do Sistema de Segurança Pública, temos realizado capacitações contínuas para estamos prontos sempre que formos demandados”, acrescentou, lembrando da 14ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal), que capacitou bombeiros para combater focos de incêndio florestais.
Para marcar o encerramento e a formatura da turma pioneira do Curso Tático de Incêndio, os 23 bombeiros que concluíram a capacitação protagonizaram um simulado operacional de combate em edificação com fogo, realizado na sede do 2º BBM. A agilidade, precisão e eficácia demonstradas durante essa simulação evidenciaram a assimilação e aplicação das técnicas adquiridas ao longo do curso que, apesar de sua duração, demandou um aproveitamento intenso, com uma média de 12 horas diárias de dedicação por parte dos participantes.
“Esse curso visou capacitar os bombeiros a atuar com o máximo de eficiência com as técnicas mais modernas que existem, a nível nacional, no que tange a combate a incêndio. Nós vimos, ao longo do curso, tanto combate a incêndio a residência, em veículos, busca e resgate em ambientes incendiados e, também, gerenciamento de grandes operações em incêndio”, ressaltou o coordenador do 1º Curso Tático de Incêndio, major Rafael Viana.
Atuação aprimorada
A partir de agora, os 23 bombeiros que concluíram o curso possuem o título de especialistas em combate a incêndios urbanos, que podem ser desencadeados por uma variedade de motivos, tais como falhas elétricas, vazamentos de gás, negligência humana, atos criminosos ou desastres naturais. Em situações desse tipo, esses profissionais serão integrantes fundamentais da equipe acionada, uma vez que possuem expertise em técnicas avançadas para conter a rápida propagação do fogo, minimizando riscos significativos à vida.
“Este curso vem para que adotemos novas estratégias, novas táticas de combate a incêndio. Nele, aprendemos sobre tipos de jatos, tipos de abordagens, uso do equipamento de proteção individual e respiratório, entre outros, o que vai fazer com que atuemos de forma muito mais enérgica e profissional durante situações de combate a incêndio”, disse o coronel Francisco dos Anjos, que também é subchefe do Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros e um dos alunos do 1º Curso Tático de Incêndio.
Fique por dentro
Neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão sediou a 14ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal), formação que reforça os conhecimentos adquiridos e atualiza para o combate a incêndios em áreas de vegetação. No total, 75 agentes participaram da capacitação, que resultou de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e o Ministério da Justiça.
Durante a capacitação, foram realizadas diversas simulações de ocorrências de incêndio com as devidas estruturas de uma situação real para orientar os alunos sobre atitudes de controle, combate e, também, a prevenção destes casos. A cada simulado, foram utilizados equipamentos de combate a incêndio e meios alternativos para a extinção de fogo.