quarta-feira, 17 de abril de 2024

Seir realizará reunião regionalizada em Pinheiro

A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) reunirá gestores da Política de Promoção da Igualdade Racial de 18 municípios, na cidade de Pinheiro, na terça (14) e quarta-feira (15). O objetivo é qualificar as práticas da gestão da política da igualdade racial nos municípios.

A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial, executado pela Seir em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Além do município de Pinheiro, participam da reunião gestores de São Bento, Bacurituba, Cajapió, São Vicente Férrer, São João Batista, Santa Helena, Turilândia, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Cajari, Viana, Penalva, Bequimão, Olinda Nova, Matinha, Centro Novo do Maranhão e Alto Alegre do Pindaré.

A atividade será realizada no Centro de Cultura José Sarney, localizado na Rua José Anastácio, no Centro de Pinheiro. A abertura será realizada às 8h30 com a participação da secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida. Durante a atividade os gestores municipais da Igualdade Racial serão capacitados sobre temáticas variadas referentes à política de promoção da igualdade racial.

“Este encontro visa promover a capacitação dos gestores da política de igualdade racial para que atuem de forma cada mais qualificada nos municípios”, explicou a secretária adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida,

Dentre os temas a serem abordados, “A Política de Promoção da Igualdade Racial e o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, “Estatuto da Igualdade Racial”, “O Papel do Gestor na Execução de Políticas Públicas”, “Ciclo Orçamentário na Gestão Pública”, “Participação, Controle Social e Políticas Publicas” e “Desenvolvimento infantil e Políticas Públicas”.

Após a reunião regionalizada de Pinheiro, será realizada a reunião regionalizada em Matões do Norte, nos dias 16 e 17 de outubro, com a participação de oito municípios: Matões do Norte, Itapecuru Mirim, Anajatuba, Vitória do Mearim, Cantanhede, Miranda do Norte, Lima Campos e Igarapé do Meio.

 

Metas

A realização das reuniões regionalizadas corresponde à segunda etapa do Projeto. Ao todo, serão realizadas seis reuniões com a participação de 72 municípios. Após Pinheiro e Matões do Norte, serão realizadas ainda em Codó (21 e 22/10); Chapadinha (23 e 24/10); e Cururupu (6 e 7/11).

Na primeira etapa a Seir visitou cada um dos 72 municípios para mobilizar e sensibilizar os gestores públicos sobre a implementação da Política de Igualdade Racial, com capacitações sobre da política de promoção da igualdade racial, quanto aos procedimentos para criação/estruturação dos Conselhos Municipais da Promoção da Igualdade Racial, com a participação de gestores públicos, conselheiros, representantes da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias.

Na próxima etapa será realizado o curso de formação para gestores municipais sobre “Gestão Pública e Política da Igualdade Racial”, distribuído em quatro módulos presenciais. Também será realizada a entrega de um “kit equipamento” contendo computador, impressora, mesa para computador e impressora, mesa redonda com cadeiras, cadeira móvel e armário de madeira; e um “kit expediente”, com material de escritório e papelaria.

 

Programação

 

1º Dia

8h – Recepção/credenciamento

8h30 – Abertura/Acolhida

9h10 – Dinâmica de grupo

10h – A Política de Promoção da Igualdade Racial e o SINAPIR

12h – intervalo

13h30 – Aquecimento

13h45 – Dinâmica de Grupo

14h30 – O Papel do gestor na execução das políticas públicas

16h – Passos para elaboração de Planos Municipais de Promoção da Igualdade Racial.

18h – Encerramento

 

2º Dia

8h – Acolhida

9h – Ciclo Orçamentário na Gestão Pública

11h – Desenvolvimento Infantil e Políticas Públicas

12h30 – Intervalo

14h – Dinâmica de Grupo

15h – Participação e Controle Social

17h30 – Avaliação

18h – Encerramento

– Publicidade –

Outros destaques