terça-feira, 16 de abril de 2024

“Conhecer para Preservar” no Tropical

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizam atividades do Projeto “Conhecer para Preservar”, até sábado (11), na Praça de Eventos do Tropical Shopping Center, no bairro Renascença, em São Luís. O evento, aberto ao público, tem como público-alvo alunos de escolas públicas e particulares.

 

Entre as atividades, apresentação dos vídeos “Palco Celeste” e “Filhos do Sol” no Planetário da UFMA, sessões por horas de capacidade 35 pessoas, colocação de telescópios para observação do céu noturno, e a distribuição de mudas de plantas nativas e árvores frutíferas maranhenses.

 

Haverá o recolhimento de lixo eletrônico. Será cobrada um taxa simbólica por meio da entrega de lixo eletrônico, como pilhas e baterias, para a entrada no planetário e para o recebimento de mudas. Todo o material recebido será doado à empresa de reciclagem GRD Gestão e Resíduos Tecnológicos.

 

A expectativa dos organizadores é de cerca de 400 pessoas participem das apresentações do planetário, 16 sessões com lotação máxima, e que 1.000 pessoas observem pelos telescópios.

 

Entre os objetivos do projeto, proporcionar conhecimento sobre a Terra e o Sistema Solar, fomentar o interesse de alunos pela ciência, mostrar os impactos que o meio ambiente sofre devido à ação do homem e formar uma conscientização sobre a responsabilidade que todas as pessoas devem ter sobre o meio ambiente.

 

O Projeto “Conhecer para Preservar” tem por finalidade criar uma conscientização sobre a necessidade e a urgência de que sejam disseminadas ações nessa direção. Por isso, a Sema e a UFMA uniram forças para realizar as atividades do projeto.

 

A supervisora de Resíduos Tóxicos e Perigosos da Sema, Liene Pereira, alerta para a o crescimento do volume de lixo eletrônico. “Ainda não dispormos de destinação adequada e o projeto visa orientar a sociedade para o desenvolvimento de boas práticas como o descarte correto desses materiais”.

 

O trabalho da Sema é realizado por meio da Superintendência de Gestão de Resíduos e o da UFMA, por meio do Programa de Educação Tutorial/Física e do Laboratório de Divulgação Científica “Ilha da Ciência”.

– Publicidade –

Outros destaques